Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 21 de maio de 2013

"Festa na Baixa" traz quatro dias de cultura para o espaço público do centro do Porto


Durante quatro dias, o centro do Porto vai voltar a viver a "Festa na Baixa" que, na sua 8.ª edição, oferece à cidade um programa de 141 eventos, alguns deles gratuitos e a decorrerem no espaço público.
Dos 141 eventos, 25 são promovidos diretamente pelo Centro Nacional de Cultura (CNC), organização promotora do FNB, e esses são todos de entrada gratuita. 

A FNB, que decorre entre 22 a 25 de maio, apresenta uma programação variada, com muita música, passando pelo cinema, teatro, literatura, visitas guiadas e, como já é hábito, as suas apostas são para expressões artísticas já consagradas e para a história, ao contrário de eventos similares como o "Manobras" que se empenham mais na arte contemporânea.
O CNC programa alguns dos seus eventos para espaços públicos como a abertura, marcada para o átrio da Câmara do Porto, com o Octeto de Sopros Hermitos a que se segue, do outro lado da praça, no Hotel Intercontinental, um recital de piano por Manuel Araújo. A livraria Lello, a Estação de São Bento, o jardim da Cordoaria, são alguns dos outros espaços que albergarão eventos 
A descoberta da cidade através de visitas guiadas (aos caminhos de Santiago, ao jardim da Faculdade de Belas Artes à noite ou aos edifícios recuperados, entre outras), através de iniciativas como os "4.000 ateliês" que permitem a visita aos ateliês de arquitetura existentes na baixa, ou a abertura das reservas de museus como do Soares dos Reis, são algumas das marcas distintivas da FNB.

Sem comentários: