Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

cultura: morreu a escritora e poetisa Maria Teresa Horta

A última das "Três Marias", uma das autoras das "Novas Cartas Portuguesas", a escritora, poetisa, jornalista e ativista pelo feminismo morreu em casa, aos 87 anos.

Global Images

“É com profunda tristeza e sentida mágoa que a Dom Quixote, a pedido da sua família, informa que a escritora Maria Teresa Horta faleceu, esta manhã, em Lisboa”, escreveu a editora na sua página de Facebook, destacando uma “perda de dimensões incalculáveis para a literatura portuguesa, para a poesia, o jornalismo e o feminismo, a quem Maria Teresa Horta dedicou, orgulhosamente, grande parte da sua vida”.

A autora tornou-se numa das mais reconhecidas escritoras do país quando, ao lado de Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa, lançou o livro Novas Cartas Portuguesas, em 1972. A audácia de uma obra abertamente feminista e opositora aos ditames do Estado Novo — criticando, entre outras coisas, a guerra colonial e a repressão fascista — valeu-lhes um processo judicial “por ofensa à moral pública”, tendo o livro sido apreendido, banido e censurado pelo regime.     Fonte: Observador

Sem comentários: