Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Parlamento dos Jovens

O Programa “O Parlamento dos Jovens” está a ser desenvolvido na nossa escola, podendo culminar com uma Sessão na Assembleia da República.


Este ano vamos poder participar no Parlamento Jovem Básico com o tema “Que estratégias para combater a desinformação?” e no Parlamento Jovem Secundário com o tema “O impacto da desinformação na democracia.”

O Regimento do Programa é elaborado com base no Regimento da Assembleia da República. É composto por Disposições Gerais, Regulamento Eleitoral, Regulamento da Sessão Escolar, Regulamento da Sessão Distrital/Regional, Regulamento das Comissões e Regulamento da Sessão Nacional. Estes documentos podem ser consultados no site  http://www.jovens.parlamento.pt/.

Resumindo, para poderes ir à Sessão Nacional na Assembleia da República vais ter que ser eleito pelos teus colegas em três etapas diferentes. Dá algum trabalho ser eleito deputado! Mas é bom!... Na Sessão Nacional, só participam cerca de 120 jovens, que vão estar a representar todo o país.

Quais são as etapas para ser eleito deputado à Sessão Nacional?

  1.ª Precisas de ser eleito para a Sessão Escolar – isso é fundamental –, tens de ser um legítimo representante da tua escola.

  2.ª Nessa Sessão Escolar tens de convencer os teus colegas de que sabes defender as tuas ideias e as recomendações aprovadas na escola, para que eles te elejam para a Sessão Distrital/Regional.

 3.ª Nas Sessões Distritais/Regionais vão ser eleitas, pelos jovens deputados, as escolas que, posteriormente, vão representar o distrito ou a região autónoma na Sessão Nacional.

Regista as seguintes datas.


Básico e Secundário

Data limite de entrega de listas

20-01-2022

Campanha eleitoral

21-01 a 25-01-2022

As eleições

27-01-2022

Sessão escolar

31-01-2022 

 

As listas de deputados e as recomendações devem ser entregues à Professora Carmen Madureira e/ou ao Professor David Neves para os endereços eletrónicos:

carmen.madureira@aescas.net

david.neves@aescas.net

                                                                                                                                                                                                           Participa!

cortesia de Carmen Madureira, docente adjunta da Direção

Sem comentários: