Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

país: o que precisa saber para votar antecipadamente

Foto: Leonel de Castro / Global Imagens

Quem pode inscrever-se?

Todos os eleitores recenseados podem inscrever-se para votar antecipadamente. O site para inscrições tipifica as várias situações em que um eleitor pode inscrever-se para votar antecipadamente, desde doentes internados a cidadãos presos. Uma das modalidades identificada é a do "Voto Antecipado em Mobilidade", que foi alargado, por força da pandemia, a todos os cidadãos recenseados.

Quando e como pode inscrever-se?

As inscrições abriram domingo, dia 16, e prolongam-se até à próxima quinta-feira, dia 20. Pode tratar do processo online, de forma fácil e rápida no site www.votoantecipado.mai.gov.pt ou pedir por via postal, em carta enviada à Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, Praça do Comércio, Ala Oriental, 1149-015 Lisboa.

Onde e quando pode votar antecipadamente?

Pode votar em qualquer ponto do país numa das 2600 secções de voto criadas especificamente para o efeito em todos os municípios. O voto antecipado terá lugar a 23 de janeiro, uma semana antes da data das eleições legislativas. O total de mesas de voto pode ainda vir a ser alargado, mas os municípios maiores têm várias, incluindo aquelas em que se vota habitualmente.

Que acontece se estiver inscrito para voto antecipado e não puder ir?

Caso o eleitor se inscreva para votar antecipadamente em mobilidade e não consiga fazê-lo, pode votar no dia da eleição (30) na assembleia ou secção de voto onde se encontra recenseado.

O processo de inscrição online é difícil?

Não. Depois de passado o primeiro "menu", fica claro que o voto antecipado é aberto a todos os eleitores recenseados. Na inscrição online, deve mencionar a data de nascimento e número de identificação civil. Depois de validar um código de verificação (que garante que é um ser humano que está no computador), é remetido para um menu onde pode escolher o município e a mesa de voto onde quer exercer o direito de voto, em qualquer ponto do país. É pedido um email e um contacto telefónico, para o qual será enviado um código de confirmação. Após a inscrição pode imprimir o comprovativo ou solicitar o envio da mesma por SMS ou email, ficando assim com um comprovativo digital da inscrição.

Que precisa de apresentar no dia do voto antecipado?

O cartão do cidadão ou documento que comprove a identificação e o comprovativo da inscrição para o voto antecipado, em formato papel ou digital, a SMS ou o email que são enviados quando fica concluída a inscrição.@ JN

Sem comentários: