Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

óbito: James Watson

Faleceu James Watson, vencedor do Prémio Nobel da Medicina em 1962, que assumiu um papel preponderante 
ao decifrar a estrutura em dupla hélice do ADN.
James Watson nasceu em Chicago (1928), nos Estados Unidos. Estudou ornitologia e biologia e acabou por se especializar no trabalho sobre o ADN (ácido desoxirribonucleico). À época, a comunidade científica já sabia que o ADN era portador da informação genética dos seres vivos, sendo composto por quatro tipos de moléculas menores, os nucleotídeos (A, C, T e G), mas desconhecia-se por completo o seu formato. Em colaboração com o cientista britânico Francis Crick, James Watson publicou em 1953 um artigo na prestigiada revista científica Nature, onde descrevem pela primeira vez a estrutura de dupla hélice do ADN.
https://evosite.ib.usp.br/evo101/IIIC2ReviewDNA.shtml

O conhecimento desta estrutura possibilitou a compreensão de como a informação genética é transmitida. "Acreditamos que o ADN seja um código. Por outras palavras, acreditamos ter encontrado o mecanismo básico de replicação que dá origem à vida", descreveu Francis Crick. 
À época da publicação do artigo, Crick tinha 36 anos e James Watson tinha apenas 25. Menos de dez anos depois, em 1962, os dois cientistas são laureados com o Prémio Nobel da Medicina, ao lado do biofísio neozelandês Maurice Wilkins. 
James Watson era curador da fundação Champalimaud. Em comunicado, a presidente da fundação, Leonor Beleza, assinala que as suas descobertas "foram determinantes" para o rumo da ciência. (adaptado daqui)
sugestão de Carmen Madureira

Sem comentários: