Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

IR: três aldeias portuguesas eleitas as melhores do mundo

Há lugares em Portugal onde o tempo corre devagar, o património se confunde com a paisagem e as tradições se mantêm vivas graças às pessoas que lá habitam. E foi precisamente essa alma autêntica que chamou a atenção da Organização Mundial de Turismo (UN Tourism), que distinguiu, em 17 de outubro, três vilas portuguesas na 5.ª edição do prestigiado prémio Best Tourism Villages, numa cerimónia realizada em Huzhou, na China.
As eleitas foram Loriga, aninhada na Serra da Estrela e conhecida como a "Suíça Portuguesa"; Mértola, uma vila-museu no coração do Alentejo onde o passado árabe ainda ecoa nas ruas; e Vila Nogueira de Azeitão, símbolo da elegância e do sabor da região de Setúbal.
Loriga
A estas três juntou-se Quintadona, em Penafiel, selecionada para o Upgrade Programme da UN Tourism - um grupo restrito de destinos com grande potencial de desenvolvimento turístico sustentável.
Com estas distinções, Portugal reforça a sua presença entre os cerca de duzentos destinos rurais mais inspiradores do mundo, ao lado de nomes já reconhecidos como Óbidos, Ericeira, Manteigas e Castelo Rodrigo.
A iniciativa Best Tourism Villages, promovida pela UN Tourism, distingue anualmente destinos rurais que conseguem combinar autenticidade com inovação, seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. O selo atribuído - válido por três anos - aumenta a visibilidade internacional destas localidades e incentiva a partilha global de boas práticas.


Mértola

Vila Nogueira de Azeitão







Retirado daqui



Sem comentários: