![]() |
| Klaus Vedfelt |
Desde 1993, todas as escolas da Dinamarca reservam uma aula semanal para algo que não se encontra nos currículos tradicionais. Chama-se "Klassens tid" e significa "o tempo da turma". É um espaço sem testes nem notas, onde se fala da vida em comum, dos problemas da turma, dos conflitos que precisam de ser resolvidos, sem violência. É a disciplina da empatia, com caráter obrigatório nas escolas dinamarquesas, há mais de trinta anos.
Esta iniciativa, ainda vista como uma das inovações pedagógicas mais discretas e revolucionárias, tem sido replicada noutros países.
Nessas sessões, crianças dos 6 aos 16 anos reúnem-se em círculo com um professor que faz perguntas simples: O que te preocupa? Como foi a tua semana? Alguém se sentiu deixado de fora? O objetivo não é uniformizar sentimentos, mas reconhecer a singularidade de cada um. A palavra dinamarquesa 'hygge', sem tradução literal em português, designa o espírito que domina esses momentos: um ambiente de acolhimento, segurança e presença que permite a todos expressarem-se sem medo.
Retirado daqui
.webp)
Sem comentários:
Enviar um comentário