Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

artigo de opinião: "Filhos do ruído"

Por indicação de Pedro Braga, sugerimos a leitura do texto de opinião de Maurício Brito, publicado no PúblicoO autor reflete sobre alguns dos comportamentos dos jovens e o que está na base dos mesmos - da dependência digital à distorção da autoimagem, da socialização à indisciplina na escola, dos novos modelos de comportamento à proliferação de ideias tóxicas - apontando sugestões pró-ativas.

Relativamente à indisciplina, o autor do artigo refere:

"A indisciplina que cresce nas nossas escolas não se deve apenas à ausência de exemplos ou de regras. Ela é consequência da erosão do respeito pelos mais velhos e pela autoridade, e de uma cultura em que todos opinam sobre tudo e em que o professor se tornou apenas mais uma voz num turbulento mar de gritos. Muitos alunos não reconhecem limites porque não os viram em casa, e é aqui que entra um problema que hoje se amplia: o da ingerência parental. Há pais, encarregados de educação que exigem explicações para tudo, questionam notas, relativizam regras, duvidam da palavra do professor ou do assistente e protegem o erro como se educar fosse sinónimo de poupar. Ao fazê-lo, privam os filhos de uma aprendizagem essencial, a de que o mundo, o real, exige responsabilidade nas palavras e, sobretudo, nos gestos."

Como a educação do indivíduo não se confina ao espaço casa e/ou escola, o autor reforça "Ensinar os jovens a pensar por si e a respeitar o seu semelhante é, nos dias que correm, um ato de resistência.
Porque é preciso ensiná-los a ouvir e a distinguir, no meio de tanto ruído, o som da humanidade."

envio de Pedro Braga


Sem comentários: