O CRESCER é o jornal da Escola Secundária de Águas Santas desde 4 de dezembro de 1984. A partir de novembro de 2010 passou a publicar-se em suporte digital.
O CRESCER também está no Facebook, na página oficial "jornal CRESCER".
Número total de visualizações de páginas
quarta-feira, 4 de junho de 2025
mundo: adolescentes e tabaco (OMS)
Estima-se que 37 milhões de adolescentes consumam tabaco a nível global, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS), a propósito do Dia Mundial sem Tabaco, que se assinalou a 31 de maio.
A OMS alerta para as estratégias usadas pelas indústrias do tabaco e da nicotina para fazer com que os seus produtos pareçam atraentes, que podem contribuir para o início precoce do consumo. Há cada vez mais alternativas aos cigarros tradicionais mas igualmente perigosas para a saúde, como cigarros electrónicos e dispositivos de tabaco aquecido, que além de nicotina incluem agentes que alteram o seu cheiro, sabor ou aspeto. São “produtos brilhantes com intenções negras”, condena a organização das Nações Unidas.
A organização estima que existam cerca de 16 mil aromas em muitos produtos de nicotina e de tabaco, o que é apontado como um dos principais atrativos para novos fumadores. E até há produtos que imitam doces, rebuçados e até personagens de desenhos animados - elementos que as crianças consideram naturalmente apelativos.
As redes sociais são o principal meio de divulgação e falta regulamentação para proteger os mais jovens, lamenta a OMS. A organização defende a proibição dos aromas; a proibição da publicidade, promoção e patrocínio; a redução do fator apelativo (incluindo embalagens mais simples); a proibição do fumo em locais públicos; a promoção do abandono do tabaco e o aumento dos impostos.
Veja o vídeo da WHO (sigla da Organização Mundial de Saúde em inglês) sobre as táticas manipuladoras usadas pela indústria.
Sem comentários:
Enviar um comentário