Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 16 de junho de 2025

Exames à vista? A IA dá-te uma ajuda

Os exames nacionais estão a chegar — e com eles vêm páginas e páginas de matéria e dezenas de conceitos para rever... É, sem dúvida, uma fase exigente e muitas vezes stressante.

Mas a inteligência artificial pode ser uma aliada preciosa nesta altura. Com os exames à porta, aqui ficam algumas dicas para usares estas ferramentas e tornares o teu estudo mais eficaz.



1. Pede-lhe que te faça perguntas

É mais fácil estudar quando alguém te faz perguntas sobre a matéria. Podes usar as ferramentas de inteligência artificial para te fazerem perguntas (abertas ou de escolha múltipla) sobre uma disciplina em que tenhas mais dificuldade ou sobre uma parte da matéria que queiras assimilar melhor. Se preferires, podes fazer upload do teu material de estudo para que te faça perguntas com base nesse material.

2. Pede-lhe que te explique um problema passo a passo

Se tiveres de resolver equações de Matemática ou outros problemas de Física ou Química, por vezes saber o resultado não chega. Nesses casos em que precisas de perceber o processo até chegar ao resultado, podes pedir que estas ferramentas te expliquem passo a passo. Isto é sobretudo útil se não tiveres um professor ou alguém que te possa explicar por perto.

3. Faz um plano de estudo

Podes pedir ao ChatGPT ou a outro modelo de linguagem que te ajudem a planear o teu período de estudo. Se indicares as horas a que podes estudar, as pausas que queres fazer e o tempo que deves dedicar a cada disciplina, esta ferramenta poderá fazer-te um horário indicativo – e também lhe podes pedir alterações se não concordares.

4. Resume informações

Se te ajudar, podes pedir ao ChatGPT que te explique um conceito muito complicado de forma simples – e até usando metáforas de algo que te seja mais familiar. 

5. Confirma as informações

Por vezes, estas ferramentas de inteligência artificial dão informações erradas ou imprecisas e é preciso estar sempre atento, tentando confirmar as informações em locais mais fidedignos ou em diversas fontes. Também podes pedir à ferramenta que te indique a origem da informação, e assim podes consultar a fonte original.

6. Diversifica as ferramentas dependendo do que queres

Além do ChatGPT – que é o mais conhecido e te pode ajudar a fazer perguntas e a resumir informação –, também podes usar outras ferramentas mais adequadas ao teu estudo. A aplicação studygenie.io, por exemplo, permite-te importar materiais de estudo (a partir do Word, Powerpoint ou YouTube, por exemplo), criando depois perguntas e explicando quando erras a resposta. Além disso, permite-te acompanhar o teu progresso e retenção de informação.

7. Não te esqueças de pensar pela tua cabeça

A inteligência artificial está a ser amplamente usada por todo o mundo, mas não te esqueças que há uma perspectiva única dentro de ti – fruto de todo o conhecimento, pensamento e experiências que tens – que também tem de ser exercitada. Antes de recorreres à inteligência artificial, tenta ver se sabes responder por ti ou como estruturarias um texto ou uma resposta. 

Além das dicas para aproveitares ao máximo as ferramentas de inteligência artificial, deixamos-te aqui também algumas dicas mais genéricas:

Não estudes até à exaustão – pode ter o efeito contrário ao esperado. Vai fazendo pausas e lembra-te de te manteres bem alimentado e hidratado, porque o teu cérebro também precisa de “combustível”.

Prepara o teu espaço (sem distrações!) - Escolhe um lugar confortável para estudar, bem iluminado e sem distrações (é difícil, nós sabemos). Tenta deixar o telemóvel de lado – podes até pôr em modo de avião, desligá-lo ou pô-lo noutra divisão – e deixa a televisão desligada. E evita estudar na cama ou no sofá.

Adaptado daqui

A equipa do Crescer deseja a todos os alunos boa sorte nos exames — e bons estudos! O esforço vai valer a pena!



Sem comentários: