Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Hospital de S. João vai ter primeira "zona livre tecnológica" de emergência médica do país

Projeto pioneiro vai testar o transporte de passageiros e carga, como órgãos ou medicamentos, numa abordagem integrada entre meios físicos de mobilidade aérea e terrestre.

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, vai lançar a primeira Zona Livre Tecnológica (ZLT) de emergência médica, que permitirá uma resposta mais rápida e «afirmar Portugal internacionalmente» na tecnologia para a saúde, divulga o o site do Seriço Nacional de saúde.

Com a ZLT, que servirá em contexto de emergência médica e situações de catástrofe, «pretende-se encontrar novas soluções de base tecnológica, de forma a tornar mais rápida a resposta em situações de emergência, bem como afirmar Portugal internacionalmente como um espaço preferencial de teste e experimentação de novos conceitos de operação, tecnologias e serviços para a área da Saúde», assinala o CHUSJ.

A ZLT do Hospital de São João será gerida com o apoio do 4LifeLab, «um laboratório colaborativo de dispositivos e sistemas para emergências médicas que conta com parceiros como o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto».

Também o Município do Porto participará no processo, pois integra a rede europeia de teste de mobilidade aérea urbana.  @ Sapo

Sem comentários: