Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

exposição DAC Direitos Humanos

 


Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente da sua raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. Os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, liberdade de opinião e expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre outros.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), redigida por representantes com diferentes origens legais e culturais de todas as regiões do mundo, foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em Paris, a 10 de dezembro de 1948. Estabelece, pela primeira vez, que os direitos humanos fundamentais devem ser protegidos universalmente. Desde a sua adoção em 1948, a DUDH foi traduzida em mais de 500 idiomas, sendo o documento mais traduzido do mundo.

Nas aulas de Filosofia, Inglês as turmas A, B, C, D, E e F* do 10º ano refletiram sobre o caráter universal da declaração, a sua relação com a democracia e analisaram criticamente casos atuais de violação de direitos humanos.

Na disciplina de Português, as turmas C e D do 10º ano focalizaram a sua atenção para os direitos das mulheres que continuam a não ser respeitados e identificámos algumas áreas críticas, onde a desigualdade de género ainda se verifica de forma evidente. Evidenciamos e destacamos algumas mulheres que mobilizaram ações importantes na luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres.

No intuito de promoverem o respeito e defesa dos direitos preconizados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, cuja efeméride hoje se celebra, os alunos produziram vídeos/cartazes/posters, os quais estarão em exposição no dia 13 de dezembro, no Anfiteatro. 

Estão todos convidados a comparecer e a apreciar o trabalho desenvolvido!

As professoras e os alunos envolvidos

*post editado com a anotação referida em comentário pela professora Ana Paula Coelho

1 comentário:

Ana Paula Coelho disse...

A turma do 10 F também participou.
Foi um lapso do texto que enviamos
Abraço