Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 25 de março de 2020

Coronavírus: 6 dicas da OMS para controlar o stress e a ansiedade

Getty Images
A crise do coronavírus está a gerar stress na população. A constatação é da Organização Mundial da Saúde (OMS), e não é difícil constatar isso na nossa vida.
As pessoas estão preocupadas com a saúde, com os idosos, com os empregos, a vida social, a economia. No entanto, é importante não deixar de fora os cuidados com a saúde mental no meio desta crise.
É difícil ficar imune a essa onda de ansiedade, já que é difícil prever quando é que a rotina vai voltar ao normal. E os efeitos do cenário de incerteza podem ser ainda mais graves para quem já tem condições como a ansiedade e o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
A BBC News Brasil elaborou uma lista de 6 dicas para controlar o stress durante a pandemia, com base em orientações da OMS e de especialistas.

1. Controle seu acesso a informações sobre o coronavírus

A quantidade e qualidade da informação a que você acede deve ser foco de atenção, segundo a OMS.
É importante controlar a quantidade de tempo que você passa assistindo, lendo ou ouvindo notícias que trazem angústia. Uma sugestão é separar horários específicos do seu dia para fazer isso.
Outro cuidado importante é com as fake news. Informe-se com base em veículos confiáveis de informação e em fontes oficiais, como o site do Ministério da Saúde e da própria OMS.
Tome cuidado com informações falsas que circulam nos grupos de WhatsApp. Você pode ficar preocupado sem motivo, passar a informação e preocupar mais alguém com base em algo que nem é verdade.
Não compartilhe se não tiver certeza de que a notícia é verdadeira.

2. Use as redes sociais como aliadas

No momento em que muitas pessoas estão isoladas ou em quarentena, as redes sociais tornam-se uma forma ainda mais importante de interação com os amigos e a família. E a própria OMS recomenda permanecer conectado por e-mail, redes sociais, videoconferência e telefone.
Por outro lado, também é nas redes sociais que muita gente pode encontrar informação falsa. Procure manter os canais de informação confiáveis e o contacto com as pessoas que lhe fazem bem.

3. Seja solidário

Procure ajudar especialmente a quem precisa de assistência extra, como os idosos. A OMS lembra que ajudar alguém é um benefício para quem recebe e para quem dá essa ajuda.
Uma atitude a que se assiste é a de pessoas mais jovens que oferecem a vizinhos idosos a compra de produtos de mercado.

4. Pare e escute-se 

Durante os períodos de stress, pare e preste atenção nas suas próprias necessidades e sentimentos. É dica da OMS também.
Procure atividades que você goste e que o façam relaxar. Também faça exercícios regularmente (mesmo que adaptados a um novo contexto), mantenha uma rotina de sono e procure alimentar-se de forma saudável. Tudo isso vai colaborar com o seu corpo e com a sua mente.
E não se esqueça que agências de saúde pública e especialistas do mundo inteiro estão procurando soluções para enfrentar essa crise. Ou seja, não adianta se preocupar com o mundo e se esquecer de você.

5. Reconheça o trabalho dos profissionais de saúde

É essencial reconhecer o esforços dos profissionais dessa área, que trabalham dia e noite pela saúde dos pacientes infectados e por soluções para essa crise.

6. Espalhe histórias positivas

A OMS recomenda que as pessoas compartilhem histórias positivas sobre esse tema, como de pessoas que se recuperaram da covid-19 e compartilharam essa experiência.
Não dá para negar que estamos vivendo uma crise sem precedentes na história recente, mas é preciso também ver o que há de positivo em meio a essa situação. Neste artigo, o professor de microbiologia na Universidade de Navarra Ignacio López-Goñi listou 10 boas notícias sobre o coronavírus. Duas delas são: mais de 80% dos infectados têm sintomas leves, e o vírus é facilmente inativado lavando as mãos e limpando superfícies. @ BBC

1 comentário:

Unknown disse...

Obrigada pela partilha. Temos mesmo que encontrar o equilíbrio.