Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 9 de março de 2020

Dia Internacional da Mulher

   
      O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente a 8 de março.
      História do Dia da Mulher
      A data surgiu pela primeira vez a 19 de março de 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.
     Desde esse ano, o dia tem vindo a ser comemorado em vários países do mundo, de forma a reconhecer a importância e contributo da mulher na sociedade.
    Outro dos objetivos por detrás da origem do Dia Internacional da Mulher é recordar as conquistas das mulheres e a luta contra o preconceito, seja racial, sexual, político, cultural, linguístico ou económico.
     Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.
    No Dia Internacional da Mulher é comum serem enviadas às mulheres mensagens de apreço e de homenagem, e fazerem-se pequenas surpresas, como o envio de flores e bombons.
      Origem do Dia Internacional da Mulher
      Há várias explicações para a origem do Dia Internacional da Mulher ser 8 de março.
     Uma delas é a própria luta das mulheres operárias por mais direitos e melhores condições de vida nas fábricas. Junte-se a  isso o movimento sufragista que reivindicava o direito ao voto.
     Há quem afirme que a data foi proposta por causa de um incêndio em 1857, numa fábrica em Nova York. No entanto, este acidente nunca existiu e o mais provável é que se fizesse referência a um sinistro ocorrido na mesma cidade em 1911.
     Na verdade, o 8 de março foi escolhido porque neste dia, em 1917, as mulheres russas protestaram, exigindo melhores condições de vida. A manifestação reuniu mais de 90 mil pessoas e a data  tornou-se oficial em 1917.
      Em 1977, a ONU reconheceu esta data como o Dia Internacional da Mulher.@ Calendarr

Sem comentários: