Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 24 de março de 2020

carta aberta aos meus colegas




Hoje celebra-se o Dia Mundial do Estudante, porém quero muito escrever aos meus colegas para que sintam o meu abraço solidário e para que os alunos, as famílias e demais comunidade saibam apreciar o que se faz no silêncio das nossas almas.

Não é paradoxal. Celebrar o Dia do Estudante num tempo como o de hoje é também, sem dúvida, celebrar os professores. Os estudantes precisam dos seus professores, assim como os professores precisam dos seus alunos e todos uns dos outros. 

Feliz dia para todos!



Caros colegas,
Antes de mais, espero-vos bem, muito bem.
É com alguma emoção que vos escrevo. Queria muito dizer-vos isto: acho que somos extraordinários!
Num tempo tão difícil e inusitado como este, em que lutamos pela sobrevivência de cada um de nós, dos outros e de quem nos é mais querido; num tempo em que somos desafiados a estar longe como melhor forma de amar; num tempo em que a nossa alma está pequenina por assistir a tanto sofrimento, nós, professores, mostramos que somos extraordinários.
Despimo-nos de complexos e de lamentos e, sem medos, vamos ao encontro dos nossos alunos, pelos meios mais inovadores, caindo, tropeçando, reinventando, reerguendo-nos, numa luta contínua por estar perto, estando longe.
É comovedor assistir ao esforço que todos fazem para poderem informar, fazerem recolha de trabalhos, avaliarem, serem justos, equilibrarem critérios, para poderem cumprir, muito para além do que era expectável.
Muitas das vezes, apensas às recomendações de estudo e diretrizes de caminhos, seguem sugestões de comportamentos para os alunos e para as famílias. Muitas vezes, por detrás de cada mensagem de e-mail ou classroom ou Moodle, vai o desejo de um abraço. Muitas vezes, em cada mensagem divertida, para tentar descontrair, segue também um coração apertado. E os professores sorriem (e bem!) com os seus alunos.
Por isso, quanto ao tão receado trabalho à distância, creio que todos temos trabalhado muito e bem. Com os alunos do ensino Regular, sem problemas, enviamos informação, solicitamos trabalhos, sugerimos consultas e avaliamos, mesmo que as aulas não sejam contabilizadas, com o objetivo de nos mantermos ligados e sabendo que esta avaliação de 2º período pode ser decisiva. Já com os alunos do Profissional, certamente todos estamos expectantes. Porém, o nosso sentido de responsabilidade leva-nos a fazer o mesmo. E fazemos. Mesmo sem saber se essas horas vão ser tidas em conta, sendo que até foram apagadas dos nossos horários. E os meninos respondem bem aos pedidos, dizendo "presente" e pedindo mais. Eles, que, curiosamente, tantas vezes aparentam não querer trabalhar, agora escrevem-nos, saudosos, a pedir tarefas. E nós enviamos e orientamos.
Como explicar tudo isto???
Só posso dizer o que me vai na alma: somos extraordinários!
Não sei qual é a vossa opinião, mas que somos extraordinários, somos.
Queria voltar a dizer-vos isto: acho mesmo que somos extraordinários.
Fiquem bem, fiquem em casa.
  
Manuela Couto

15 comentários:

Lizete Matias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosa Oliveira disse...

Parabéns, pela carta, Manela! TU és fantástica!
Estou em teletrabalho com os meus alunos, através da Google Classroom, criada nas diversas turmas pelos Diretores de Turma, e sinto exatamente o que dizes.
Um beijinho grande

Unknown disse...

Obrigada pelas tuas palavras.
Fiquem bem. Até breve.

lufraga disse...

Olá Manuela,
Concordo plenamente contigo:Somos muito extraordinários.
Fica bem. Beijinhos

Conceição disse...

Agradeço este "miminho" em forma de carta!
Que fiquemos todos bem!

Elisa disse...

Eu sempre te achei extraordinária!
Fica bem!

hmatos disse...

Olá Manuela
Muito obrigada pelas palavras.
Só alguém com a tua sensibilidade poderia ter escrito esta carta.
Um abraço virtual.

carmen madureira disse...

Manuela,
És extraordinária.
És um espetáculo.
És única.
Obrigada.
Um abraço muito apertado.

Ah! És extraordinária.

the girl in the other room disse...

Tão bonito! Vocês são extraordinários sempre. Agora são ainda mais!

mc disse...

O que eu pretendi foi escrever o que nos vai a todos na alma e que, se não for dito, parece que não acontece. E, de facto, aqui, nesta escola, os nossos professores esforçaram-se (e esforçam-se ainda) para que tudo corra bem, mesmo quando o mundo "lá fora" esteja a colapsar e eles próprios também. Somos extraordinários! :)

Rita Gomes disse...

Saudades suas, Professora extraordinária! Um beijinho da sua ex-aluna, Rita Gomes ❤️

Helena Ferraz disse...

Só tu Manela para traduzires o que vai na alma de todos nós.
Obrigada pela carta, ler-te, dá vontade de ser melhor.
Somos mesmo EXTRAORDINÁRIOS e tu ainda MAIS.

augusta.pereira @aescas.net disse...

Olá Manela,

Um muito obrigada por traduzires de forma tão extraordinária o que nos vai na alma de todos nós.Somos mesmo EXTRAORDINÁRIOS.

Beijinhos mesmo sendo virtuais.

augusta.pereira @aescas.net disse...

Olá Manela,

Um muito obrigada por traduzires de forma tão extraordinária o que nos vai na alma de todos nós.Somos mesmo EXTRAORDINÁRIOS.

Beijinhos mesmo sendo virtuais.

Unknown disse...

Olá Manuela,
Obrigada por traduzires o que vai na alma de cada um de nós.
És extraordinária.
Um abraço virtual.