Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 26 de março de 2020

Covid-19: o que muda com a fase de mitigação

© TVI24
A Direção-Geral da Saúde (DGS) determinou a preparação de todo o sistema de saúde para a fase de mitigação da pandemia de Covid-19 ao abrigo de uma norma que entrou em vigor às 00:00 desta quinta-feira.
António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, disse esta quarta-feira que esta é a fase mais crítica e "exige de todos nós responsabilidades acrescidas".
Já Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, admitiu que a mudança poderia "ter alguma turbulência".
O que diz a norma?
A norma fixa o modelo de abordagem da pessoa com suspeita de infeção ou com infeção por Covid-19.
O que significa a fase de mitigação?
É a terceira e mais grave fase de resposta à doença Covid-19 e é ativada quando há transmissão local, em ambiente fechado, e/ou transmissão comunitária.
A resposta é focada na atenuação dos efeitos da covid-19 e na diminuição da sua propagação, minimizando nomeadamente a mortalidade associada.
Nesta fase, os doentes ligeiros ficam em casa, os moderados vão ao centro de saúde, os graves, mas não críticos, são encaminhados para os hospitais e os críticos são internados.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou perto de 450 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 20.000.
Em Portugal, há 43 mortes, mais 10 do que na véspera (+30,3%), e 2.995 infeções confirmadas, segundo o balanço feito esta quarta-feira pela DGS, que regista 633 novos casos em relação a terça-feira (+26,8%).
Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 2 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 2 de abril. @ TVI

Sem comentários: