Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 12 de março de 2020

surto de COVID-19 é uma pandemia

A Organização Mundial de Saúde declarou o surto de COVID-19 como pandemia, um anúncio que já era esperado há alguns dias. Isto significa que o vírus não conseguiu ser contido e que se espalhou por todo o Mundo.

Na segunda-feira (9 de março), a OMS tinha rejeitado elevar o Coronavírus a pandemia, mas hoje foi finalmente tomada a decisão de dar o anúncio: foram detetados casos de Covid-19 em, pelo menos 108 países, de todos os continentes. Este é um dos critérios para que um surto atinja este nível.
O aumento dos casos em Itália, no Irão e na Coreia do Sul tinham sido considerados «preocupantes» por Tedros Adhanom Ghebreyesus, director-geral da OMS, na passada segunda-feira, mas manteve-se o alerta da emergência mundial, embora o mesmo tivesse assumido que havia um «potencial pandémico».
A última vez que tinha sido declarada uma pandemia foi em 2009, durante o surto de gripe A. O termo é aplicado quando a OMS verifica que um vírus não consegue ser contido (aparece em vários pontos do mundo, ao mesmo tempo) e é transmitido de pessoa para pessoa de forma eficaz e continuada. (daqui)

Sem comentários: