Os alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade podem votar no seu livro preferido, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real.
A iniciativa é aberta a todas as escolas, públicas ou privadas, e é também alargada a estabelecimentos de ensino no estrangeiro que lecionem os mesmos anos de escolaridade e que tenham o Português como primeira língua.
O regulamento e demais documentos de suporte relativos à edição deste ano podem ser consultados no menu.
Já foram apurados os livros candidatos da oitava edição da iniciativa Miúdos a votos.
Este ano, 34 662 alunos, do 1.º ciclo ao ensino secundário, participaram numa das etapas mais importantes deste projeto, ao nomearem o seu livro preferido.
No 1.º, 2.º e 3.º ciclos foram selecionados os 20 livros mais votados. No ensino secundário, como as propostas foram em menor número, integram a lista os 10 livros com mais nomeações.As listas dos livros que irão constar dos boletins de voto de cada um dos ciclos podem ser consultadas e descarregadas no menu lateral.
O processo de apuramento dos livros mais nomeados contou com o apoio técnico da Pordata, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores.
Qualquer escola, pública ou privada, em Portugal ou no estrangeiro, ainda se pode inscrever nesta iniciativa, mesmo que não tenha participado na fase de nomeação de livros. Para o efeito, basta preencher o formulário de recenseamento.
A campanha eleitoral decorrerá entre 22 de janeiro e 6 de março, período em que os partidários de cada livro poderão defender as suas ideias publicamente, procurando angariar votos para o seu candidato. A eleição terá lugar no dia 8 de março de 2024.
Sem comentários:
Enviar um comentário