Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 8 de julho de 2021

Europa põe ponto final ao plástico de uso único: 10 produtos vão (mesmo) desaparecer

A partir desta semana, palhinhas, garrafas de plástico, copos de café e recipientes descartáveis, feitos de determinados materiais serão proibidos na União Europeia (UE). Em concreto, produtos feitos de poliestireno expandido, já não podem ser vendidos, segundo o ‘Euronews’.
Os produtos em questão são habitualmente encontrados nas praias, depois de serem deitados fora pela população e incluem uma lista com 10 tipos de objetos.
O poliestireno expandido está a ser proibido porque se decompõe facilmente em pequenas bolas de plástico branco, que são sopradas pelo vento e ingeridas por peixes ou pássaros que pensam ser comida, sendo prejudiciais.
A nova lei, chamada Diretiva de Plásticos de Uso Único (SUP), exige que todos os 27 estados membros da UE apliquem as novas diretrizes. A Noruega, apesar de não ser membro da UE, também está a adotar a diretiva SUP, como membro do Espaço Económico Europeu.
O objetivo é prevenir e reduzir o impacto de determinados produtos plásticos no meio ambiente, em particular no meio aquático, e na saúde humana, bem como promover a transição para uma economia circular com modelos de negócio inovadores e sustentáveis, produtos e materiais.
A diretiva será transposta para a legislação nacional e aplicada a partir desta semana, sendo que todos os países que não respeitarem essas obrigações serão multados.
Em Portugal a regra já entrou em vigor no passado dia 1 de julho. O Governo português tinha decidido operacionalizar a medida no ano passado, antecipando largamente as datas da diretiva, mas a pandemia de Covid-19 levou ao adiamento e Portugal acabou por estabelecer a proibição nas datas da União Europeia.
Conheça agora a lista dos 10 produtos de plástico referidos: garrafas de plástico; filtros de cigarro; cotonetes; pacotes de batatas; produtos sanitários; sacos de plástico; talheres descartáveis; copos descartáveis; balões; recipientes para alimentos descartáveis. @ Sapo

Sem comentários: