Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 8 de julho de 2021

teste de sangue permite descobrir 50 tipos de cancro em estágio inicial

 O teste Galleri, desenvolvido pela empresa americana Grail, pode detetar mais de 50 tipos de cancro em estágios iniciais, através de uma análise ao sangue que procura alterações químicas em fragmentos de ADN, provocadas pelos tumores, e que passam para a corrente sanguínea.

A fiabilidade do teste pode salvar várias vidas no futuro, ao identificar os casos positivos de cancro, que ainda podem estar em estágios iniciais e sem sintomas evidentes. Um projeto piloto irá decorrer este ano, em Inglaterra, para ajudar a cumprir a meta de encontrar três quartos dos cancros em estágio inicial.

“Este novo estudo mostra resultados impressionantes para um simples exame de sangue, que pode detetar vários tipos de cancro”, afirmou Marco Gerlinger, do Instituto de Pesquisa de Cancro de Londres, e médico oncologista da Royal Marsden NHS Foundation Trust.

Os cientistas revelam que o teste deteta com precisão o cancro, mesmo que o doente ainda não tenha desenvolvido sintomas, e que a taxa de falsos positivos é muito baixa. Até mesmo os cancros mais difíceis de identificar – cabeça, pescoço, ovário, pâncreas, esofágico e no sangue – podem ser detetados com este teste.

“Os falsos positivos são baixos, o que é importante, porque evitarão diagnósticos incorretos. Para alguns dos tipos de tumor mais comuns, como cancro do intestino ou do pulmão, o teste detetou até os que eram muito pequenos, num estágio em que muitos deles poderiam ser potencialmente curados”, disse Gerlinger, de acordo com o The Guardian.

O estudo mais recente analisou o desempenho do teste e envolveu mais de 3500 pessoas, sendo que mais de 2800 já sabiam que tinham a doença. As conclusões foram bastante precisas, já que o cancro foi identificado corretamente em 51,5% dos casos, em todos os estágios da doença, e o teste apenas detetou incorretamente o cancro em 0,5% dos casos. (leia tudo aqui)

Sem comentários: