Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 9 de julho de 2021

"Continua a agravar-se a pandemia em Portugal": as novas medidas para controlar a pandemia

Num dia em que os números de novos casos e de mortes por covid-19 voltaram a registos de fevereiro e abril, respetivamente, o Governo anuncia novas medidas. O Governo anuncia que concelhos vão encerrar devido ao agravamento da pandemia em Portugal. A expectativa é que Portugal atinja o pico desta quarta vaga no final do mês de julho, com cerca de 4.000 casos diários. 

foto LUSA

"Continua a agravar-se a pandemia em Portugal", admitiu a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, na conferência de imprensa, no final da reunião do Conselho de Ministros. A governante anunciou um R(t) nacional de 1,20 e uma incidência nacional de 245,8 novos casos por 100 mil habitantes. "Há 34 concelhos em risco elevado e 33 com risco muito elevado". Estes últimos subiram numa semana de 19 para 33.


Para tentar controlar o aumento de casos, o Governo decretou a necessidade de apresentação do certificado digital em restaurantes nos concelhos de risco elevado e muito elevado. Essa apresentação vai ser obrigatória de sexta-feira a domingo. Já para o turismo e alojamento local, o certificado digital será sempre obrigatório e em todo o país.

"Temos hoje condições para alargar este instrumento de combate à pandemia", sublinhou Mariana Vieira da Silva. A governante apontou para a facilidade em pedir um certificado, a partir do momento em que foram facilitados os acessos a teste PCR e que a população vacinada aumenta.

Esta medida vai permitir que os restaurantes funcionem ao fim de semana sem restrições de horários, nos concelhos de risco elevado e muito elevado, onde estavam obrigados a encerrar às 15h, nos fins de semana, passando a ficar abertos até às 22h30.

Deixa de existir assim a restrição de circulação da Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana. Medida que tinha sido tomada "para conter a variante Delta nesta região".

Mantém-se ainda o recolher e o teletrabalho obrigatórios.

Segundo Maria Vieira da Silva a matriz de risco vai manter-se até "termos um volume de população vacinada mais significativo, o que deverá acontecer no mês de agosto".

O boletim epidemiológico desta quinta-feira indica que se registaram mais nove mortos e 3.269 novos casos. Desde 8 de abril que não havia tantas mortes e é o maior número de novos casos desde 11 de fevereiro. (daqui)

Sem comentários: