Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 5 de maio de 2020

Dia Mundial da Língua Portuguesa

Da minha janela para o mundo ouve-se a língua portuguesa. Neste primeiro dia mundial de 260 milhões de pessoas, a festa acontece na internet.

DE AGOSTINI PICTURE LIBRARY

Este é o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa. Da língua partilhada por todas as pessoas que conhecem e sentem a palavra saudade. Da língua das viagens vividas ou (apenas) sonhadas por 260 milhões de pessoas que vivem em nove países e quatro continentes. Da língua a quem a pandemia atrapalhou o primeiro dia mundial do resto da sua história e usa a internet para lembrar e festejar, da Venezuela a Timor, do Brasil à Etiópia, de Portugal à Índia, em 24 países diferentes.A "festa" começa ao meio-dia, hora de Portugal, e há um concerto no YouTube do Camões I.P., que reúne vozes de muitos países que falam português.

A 'festa' deste primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa não é que a foi imaginada pelo anfitrião, Luís Faro Ramos, presidente do Camões I.P. (vulgo Instituto Camões), quando a UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, consagrou a data de 5 de maio, no final do ano passado, como Dia Mundial da Língua Portuguesa, mas é a festa possível num tempo em que a pandemia da covid-19 está a confinar os nossos movimentos e a impedir concentrações de pessoas. @Expresso

Sem comentários: