Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono


   No dia 16 de setembro, comemora-se o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono. Essa data foi escolhida pela Assembleia Geral das Nações Unidas para marcar o dia da assinatura do Protocolo de Montreal, firmado em 1987. Esse protocolo foi importante para a proteção dessa camada, uma vez que reduziu a produção e o consumo de produtos que causam o seu desgaste.
A camada de ozono é um fino envoltório formado por gás ozónio (O3) que envolve a Terra e protege os organismos vivos da radiação emitida pelo Sol. Sem essa camada, localizada a 25 e 30 km acima da superfície (estratosfera), a vida no nosso planeta como conhecemos hoje não existiria.
Infelizmente, substâncias produzidas pelo homem começaram a destruir a camada de ozono. As primeiras evidências dessa agressão ocorreram em 1977, quando cientistas britânicos observaram um grande buraco na região localizada sobre a Antártida. A partir desse estudo, várias outras pesquisas demonstraram pontos ao redor do mundo onde essa camada se tornou mais fina.
A diminuição da espessura da camada de ozono é um problema sério. Nas regiões onde se observou essa diminuição, percebe-se que é maior a incidência de alergias e problemas nos olhos, tais como catarata e cegueira, e na pele, como os cancros. Além disso, a radiação também afeta plantas e outros seres, como é o caso do plancton.
Com o avanço crescente da destruição da camada de ozono e a compreensão de que os maiores culpados são os seres humanos, iniciou-se uma grande preocupação em torno dessa questão ambiental. A primeira vez que o assunto foi amplamente discutido foi em 1985, na Convenção de Viena, onde diversas medidas foram propostas para diminuir o problema e o assunto começou a ser seriamente debatido.
Após a Convenção de Viena, foi criado, em 1987, o Protocolo de Montreal. Esse Protocolo, que visa à eliminação da produção e consumo de substâncias que destroem a camada de ozono, entrou em vigor em 1989. Ele foi um marco tão importante que, na data de sua assinatura, comemoramos a luta pela preservação da camada. (https://mundoeducacao.)

Sem comentários: