Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

controle os seus dias

         Pressionamo-nos a fazer mais, mais depressa, a achar que nunca chega, mas não podemos viver obcecados nem escravizados pelo trabalho. "O tal medo impeditivo tem de dar lugar à certeza de que fizemos, com brio, o que era razoável, e mais não podemos.", diz José Soares, professor de fisiologia na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Cabe a cada um recuperar o controlo dos seus dias. É uma questão de começar a gerir melhor o trabalho.
ORGANIZE-SE
Uma vez que há um desfasamento entre o que as pessoas sabem que têm de fazer e o que fazem, de facto, é útil traçar um plano de trabalho a curto prazo que seja consistente, exequível e equilibrado, de forma a ser eficiente sem comprometer a sua vida pessoal.

MENOS É MAIS
Quase nunca é necessário trabalhar mais horas para se atingir melhores resultados, pelo contrário: reduzir o tempo de trabalho permite uma maior margem de criatividade, que por sua vez se traduz em concentração redobrada, energia, entusiasmo e qualidade de resultados.

USE BEM O TEMPO
Decida como gastar o seu e quais as tarefas que escolhe desempenhar ao longo do dia, tendo em conta o valor relativo de cada uma delas. Aprender a utilizar o seu tempo com propósito fá-lo desperdiçar menos.

DEFINA PRIORIDADES
Ser consciente no trabalho implica saber quando dizer “sim” e “não” às solicitações, de modo a conseguir o justo equilíbrio entre trabalho, família, descanso, lazer, exercício e tudo o mais que for importante para si. O segredo é investir de si em cada área consoante as metas que se propõe atingir.

MANTENHA O FOCO
Ser objetivo fará com que se torne mais eficiente, confiante, senhor da agenda e descontraído no trabalho e na vida. Não queira fazer tudo ao mesmo tempo com medo de estar a perder algo: é meio caminho para se perder dos projetos e das relações que verdadeiramente lhe importam.

TENHA ROTINAS DIÁRIAS
Quantas mais criar, mais eficaz será o seu desempenho. Esboce o que será o seu dia-a-dia ideal (e uma semana-modelo), planeando na agenda todas as tarefas importantes com que habitualmente conta para organizá-las da maneira mais produtiva possível. Se der, fixe as tarefas de rotina no mesmo dia de cada semana. (adaptado daqui)

Sem comentários: