Número total de visualizações de páginas

Mostrar mensagens com a etiqueta "geração depositrão". Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta "geração depositrão". Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

tenha pilhas de consciência e carregue as baterias do planeta!

A 1ª Recolha é já no dia 15 de janeiro.

Vamos a isso, ajude-nos e livre-se do “lixo”!

Agora que nos encontramos num início de ano, altura de renovação e arrumações e após uma época de prendas e logo de “tralha velha” que fica posta de lado, voltamos a recordar que no âmbito da “Geração Depositrão” podem entregar (até julho)


Pilhas (de comandos, brinquedos, relógios, etc)
-  Baterias de equipamentos como telemóveis e computadores/tablets(bem como carregadores)
Máquinas fotográficas e relógios
Varinhas mágicas e secadores de cabelo
Telefones/Telemóveis e rádios
Televisões, computadores/Tablets, consolas e monitores
Impressoras
Máquinas de café e torradeiras/Tostadeiras
Ferros de engomar
Balanças e facas elétricas.

Tenha pilhas de consciência e carregue as baterias do planeta!

As escolas serão premiadas de acordo com o peso total conseguido até ao fim do ano letivo – a 1ª recolha é feita já na sexta-feira, dia 15 de janeiro. Toca a contribuir e do mesmo modo a poupar espaço lá em casa!

O (nosso) “DEPOSITRÃO” encontra-se no espaço junto à entrada do auditório, na escola sede do agrupamento. Caso tenham alguma dificuldade, falem no PBX ou com a D. Rosa.

NOTA – Para resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, assim como pilhas/acumuladores, a escola é o ponto de recolha na zona envolvente, quer da comunidade escolar (e conhecidos), bem como de moradores próximos, entre outros. Desta forma evita-se a deposição indevida de substâncias nocivas e a poluição que poderia resultar de um comportamento incorreto, e simultaneamente, rentabilizamos os materiais que provêm da sua reciclagem, não sendo necessário extraí-los da (Mãe) Natureza. Em suma, poupamos os recursos naturais!
As recolhas fazem-se até julho.

Divulgue junto de familiares, amigos e instituições.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

8ª edição geração depositrão

Na 8ª edição da Geração Depositrão o objetivo é o de incentivar a reciclagem de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, assim como pilhas/acumuladores (há "pilhões" em cada setor junto às funcionárias e na sala dos professores), promovendo-se assim mais uma importante ação de educação ambiental, passando a escola a funcionar como ponto de recolha na zona envolvente quer da comunidade escolar bem como de moradores próximos entre outros. Desta forma evita-se a deposição inadequada destes resíduos, muitos dos quais tóxicos e problemáticos.


As escolas serão premiadas de acordo com o peso total conseguido – as recolhas serão feitas regularmente. O nosso “DEPOSITRÃO” será colocado a partir de amanhã, dia 17 de novembro, no espaço junto à entrada do auditório (entre este e o refeitório escolar) na escola sede do agrupamento. Haverá igualmente um ponto de recolha na sala dos professores em frente ao placard da Eco-Escolas. 

Solicitamos a cooperação de todos, até porque a união faz a força, neste projeto (em especial dos Diretores de Turma e Associação de Pais), fazendo chegar à escola o máximo de resíduos de equipamentos, lâmpadas e pilhas que consigam angariar. 
Este ano haverá uma forte componente social e as escolas (incluindo as do 1º ciclo) poderão apresentar instituições, entidades ou empresas locais associadas, onde sejam recolhidos os resíduos diretamente, contabilizando o peso respetivo para a escola (núcleo da campanha).

ATIVIDADE DE RECOLHA: Recolha de todo o tipo de REEE (pequenos e grandes eletrodomésticos e lâmpadas) e pilhas/acumuladores. 

Quem estiver interessado poderá, ainda, participar num conjunto de outros desafios incluídos nas atividades criativas (que obviamente serão devidamente divulgadas).

ATIVIDADES CRIATIVASRecriar: constrói o teu Depositrão (todos os graus de ensino); Mural REEE: construir um mural alusivo à reciclagem de REE e pilhas (JI e 1º ciclo); BD Família Depositrão: chegou uma nova personagem (2º e 3º ciclo); Selfie criativa REEE: criação de uma foto criativa com o Depositrão, alusiva à reciclagem de REEE e pilhas (ensino secundário, profissional, superior).
Aproveitamos para informar que a C.M. Maia instalou um Oleão (Laranja) que se encontracolocado entre o refeitório e a reprografia. Assim, quer trabalhe, estude, seja E.E. ou vizinho desta nobre instituição escolar poderá trazer óleos alimentares usados de casa, de preferência em embalagens plásticas para dar o melhor destino a estes resíduos que nunca devem ir pela canalização abaixo, bastam umas gotas para contaminar o equivalente a uma piscina de água doce. 

sexta-feira, 17 de abril de 2015

vamos chegar aos 150 kg de pilhas/baterias usadas?

Sabem que se até final de maio acumularmos 300 kg de pilhas/baterias usadas, a escola será premiada com um cheque da Staples no valor de 100 euros?

Ainda nos faltam cerca de 150 kg de pilhas/baterias usadas
Assim, agradecemos a colaboração de todos vós.

Agradecemos também aos colegas Diretores de Turma e/ou Educação para a Cidadania a divulgação da informação junto das turmas e sensibilização dos alunos.

Vamos lá! Um por todos, todos por um: o Ambiente :)

Eco-Saudações.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

ganhamos um prémio, mas a recolha continua

Como já é do vosso conhecimento a nossa escola inscreveu-se no concurso "Geração Depositrão", projeto que visa (in)formar as crianças e jovens e, através delas a população em geral, acerca do adequado encaminhamento dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), pilhas e acumuladores em fim de vida.

E como também se devem lembrar, era nossa meta conseguir 50 Kg de pilhas até 16 de dezembro de 2014. Pois não conseguimos 50 Kg, mas conseguimos muito mais. Chegamos, com a colaboração de todos, aos 175 Kg. Por esta razão a nossa escola recebeu um prémio: um gravador de DVD.

Mas a recolha de REEE, pilhas e acumuladores em fim de vida  continua! Por isso vamos continuar a trazê-los para a nossa escola.

O ambiente agradece.


terça-feira, 11 de novembro de 2014

o que fazer aos REEE?

A nossa escola aderiu ao Programa Nacional Eco-Escolas. Numa primeira fase inscrevemo-nos no concurso "Geração Depositrão".

Este projeto visa (in)formar as crianças e jovens e, através delas a população em geral, acerca do adequado encaminhamento dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), pilhas e acumuladores em fim de vida.

Precisamos da ajuda de todos!
Colabore trazendo o material referido bem como divulgando esta iniciativa.

Até 16 de dezembro temos de recolher 50 Kg de pilhas.
É fácil... se todos colaborarmos.