Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

8ª edição geração depositrão

Na 8ª edição da Geração Depositrão o objetivo é o de incentivar a reciclagem de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, assim como pilhas/acumuladores (há "pilhões" em cada setor junto às funcionárias e na sala dos professores), promovendo-se assim mais uma importante ação de educação ambiental, passando a escola a funcionar como ponto de recolha na zona envolvente quer da comunidade escolar bem como de moradores próximos entre outros. Desta forma evita-se a deposição inadequada destes resíduos, muitos dos quais tóxicos e problemáticos.


As escolas serão premiadas de acordo com o peso total conseguido – as recolhas serão feitas regularmente. O nosso “DEPOSITRÃO” será colocado a partir de amanhã, dia 17 de novembro, no espaço junto à entrada do auditório (entre este e o refeitório escolar) na escola sede do agrupamento. Haverá igualmente um ponto de recolha na sala dos professores em frente ao placard da Eco-Escolas. 

Solicitamos a cooperação de todos, até porque a união faz a força, neste projeto (em especial dos Diretores de Turma e Associação de Pais), fazendo chegar à escola o máximo de resíduos de equipamentos, lâmpadas e pilhas que consigam angariar. 
Este ano haverá uma forte componente social e as escolas (incluindo as do 1º ciclo) poderão apresentar instituições, entidades ou empresas locais associadas, onde sejam recolhidos os resíduos diretamente, contabilizando o peso respetivo para a escola (núcleo da campanha).

ATIVIDADE DE RECOLHA: Recolha de todo o tipo de REEE (pequenos e grandes eletrodomésticos e lâmpadas) e pilhas/acumuladores. 

Quem estiver interessado poderá, ainda, participar num conjunto de outros desafios incluídos nas atividades criativas (que obviamente serão devidamente divulgadas).

ATIVIDADES CRIATIVASRecriar: constrói o teu Depositrão (todos os graus de ensino); Mural REEE: construir um mural alusivo à reciclagem de REE e pilhas (JI e 1º ciclo); BD Família Depositrão: chegou uma nova personagem (2º e 3º ciclo); Selfie criativa REEE: criação de uma foto criativa com o Depositrão, alusiva à reciclagem de REEE e pilhas (ensino secundário, profissional, superior).
Aproveitamos para informar que a C.M. Maia instalou um Oleão (Laranja) que se encontracolocado entre o refeitório e a reprografia. Assim, quer trabalhe, estude, seja E.E. ou vizinho desta nobre instituição escolar poderá trazer óleos alimentares usados de casa, de preferência em embalagens plásticas para dar o melhor destino a estes resíduos que nunca devem ir pela canalização abaixo, bastam umas gotas para contaminar o equivalente a uma piscina de água doce. 

Sem comentários: