![]() |
| Canva |
O manjerico, da espécie Ocimum minimum, é um dos símbolos das festas populares de junho - Santo António (13), S. João (24) e S. Pedro (29).
De acordo com Luís Mendonça de Carvalho, biólogo e director do Museu Botânico de Beja, a “erva dos namorados”, como a planta é também conhecida, é usada nas festas populares para representar o amor. “O facto de estarmos a falar de uma planta anual que tem um ciclo de vida curto é simbólico em termos do uso que lhe é dado. Oferecer aos rapazes ou às raparigas um manjerico com uma quadra popular é um símbolo do amor efémero. Tal como o manjerico é efémero, também as paixões juvenis vão depressa”. (adaptado daqui)
No S. João, o majerico é tradicionalmente vendido com bandeirinhas de papel com quadras populares. A tradição diz que a planta deve ser sempre oferecida e não comprada para uso próprio - comprar o vaso para si mesmo pode trazer azar.
Em Pedrouços, existe uma das maiores produções de manjerico, a cargo do empresário Joaquim Araújo. “O manjerico é muito nosso, é muito português”,
sublinha. “Os turistas ficam intrigados com esta planta. Ficam admirados! Mesmo
até com o alho-porro. Para eles, é estranho festejarmos com os manjericos, e
acho que é [algo] muito nosso.” (adaptado daqui)
Segundo a tradição, a planta requere cuidados especiais:
- não deve ser cheirada diretamente - deve passar-se a mão pelas folhas e de seguida cheirar a mão; no entanto, não há provas científicas de que tal aconteça
- deve ser regada de baixo para cima - colocar água no prato de suporte ao vaso e não diretamente na terra - e não molhar as folhas;
- precisa de 3h a 4h de sol diárias, mas nunca nas horas de maior calor.
- à noite, pode ser guardada dentro de casa, pois ajuda a repelir insetos



1 comentário:
Gostei muito da informação. Obrigada e bom S. João.
Enviar um comentário