Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

UNICEF Portugal: inquérito "Tenho voto na matéria"

O inquérito "Tenho voto na matéria" divulgado esta semana pela UNICEF Portugal conclui que as crianças e jovens portugueses sentem-se cada vez mais ouvidos. A UNICEF Portugal ouviu 7.417 pessoas entre os dez e vinte anos de idade. Face a 2021, aumentou a proporção de crianças e jovens que sentem que os adultos os querem ouvir frequentemente e que consideram que as suas opiniões são valorizadas, mas ainda representam uma minoria - 
apenas um terço das crianças e jovens sente total liberdade para partilhar as suas ideias e opiniões, sendo que cerca de metade não sabe como fazê-lo, não sente confiança por medo de ser gozado ou acha que não tem importância.
No entanto, a maioria ainda diz que é raro que os adultos lhes peçam opinião, mas muitos consideram que, mesmo quando participam, a sua perspetiva não tem influência. "As decisões políticas têm impacto direto na vida de cada criança, mas muitas vezes as suas perspetivas ficam de fora do debate público", sublinha a diretora executiva da UNICEF Portugal, Beatriz Imperatori, citada em comunicado.

O inquérito refere também as principais preocupações destas faixas etárias - saúde mental, internet  e redes sociais, discriminação, questões ambientais. Ao contrário das edições anteriores, no topo das preocupações dos mais novos surge também a pobreza e o custo de vida. 

consulte os resultados do inquérito aqui

Sem comentários: