Dez países vão reconhecer o Estado palestiniano nesta segunda-feira, dia 22, numa conferência em Nova Iorque, à margem da 80ª Assembleia Geral da ONU. O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal reconheceu o Estado da Palestina já no domingo, 21, a par do Reino Unido, Canadá e Austrália. Já em julho, Portugal defendia a solução de dois Estados.
França está por detrás desta iniciativa e defende que é "urgente" salvar a solução dos dois Estados, um Estado palestiniano ao lado de Israel, em coexistência pacífica nas fronteiras internacionalmente reconhecidas desde 1967, porque ser a única alternativa à "guerra permanente" e por a situação atual constituir um ponto de viragem que coloca muitos perigos.
Com o reconhecimento formal de Andorra, Austrália, Bélgica, Canadá, França, Luxemburgo, Malta, Portugal, Reino Unido e São Marino, passam a 157 os estados a reconhecer o Estado da Palestina, de entre os 193 Estados-membros da ONU.
![]() |
| A Organização para a Libertação da Palestina (OLP) declarou oficialmente a Palestina um Estado independente em Novembro de 1988 Toby Melville / REUTERS |
adaptado daqui

Sem comentários:
Enviar um comentário