Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

direitos humanos: Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

As Nações Unidas declararam o dia 27 de janeiro como o Dia Internacional da Memória do Holocausto em 2005. 

Esta segunda feira celebrou-se o 80º aniversário da libertação de Auschwitz: construído na Polónia ocupada, Auschwitz-Birkenau é o símbolo do genocídio perpetrado pela Alemanha nazi contra seis milhões de judeus europeus, um milhão dos quais morreu no campo entre 1940 e 1945, juntamente com mais de 100 mil não-judeus. Cerca de 80 mil polacos não judeus, 25 mil ciganos e 20 mil soldados soviéticos foram também mortos pelos nazis alemães.

ONU/Manuel Elias

Na sessão em Nova Iorque, os sobreviventes do Holocausto partilharam testemunhos com oradores e convidados lembrando os 6 milhões de judeus que morreram e outros milhões de vítimas da perseguição nazi.

Em mensagem de vídeo, o secretário-geral, António Guterres, disse que a data também lembra os povos Roma e Sinti, pessoas com deficiência e todos os que foram escravizados, perseguidos, torturados e mortos. O líder das Nações Unidas reitera o apoio às vítimas, aos sobreviventes e às suas famílias, além da determinação de nunca esquecer o genocídio. Para ele, permitir que o Holocausto desapareça da memória seria desonrar o passado e trair o futuro. 


Adaptado ONUnews

Sem comentários: