Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 25 de maio de 2015

morreu "Uma mente brilhante"

John Nash
John Nash, o matemático e Nobel da Economia que foi retratado por Russell Crowe no filme Uma Mente Brilhante (filme tantas vezes apreciado pelos alunos de Psicologia), morreu no sábado num acidente de auto-estrada em Nova Jérsia.

Nash, 86 anos, e a mulher Alicia, 82, encontravam-se num táxi na New Jersey Turnpike, uma das auto-estradas com mais tráfego nos Estados Unidos, quando o motorista perdeu o controlo do veículo ao tentar ultrapassar um automóvel e foi embater no rail de proteção.

Na terça-feira, John Forbes Nash Jr. recebera na Noruega o Prémio Abel de matemática das mãos do rei Haroldo, juntamente com o colega Louis Nirenberg, pelo seu trabalho sobre equações diferenciais parciais. Segundo Nirenberg, que conhecia os Nash desde a década de 1950, o casal tinha acabado de chegar da Noruega e estava a voltar de táxi do aeroporto.

Nash foi distinguido com o Prémio Nobel da Economia em 1994 pela sua investigação em teoria dos jogos, a análise de modelos matemáticos que presidem à tomada de decisões estratégicas.

Nash foi diagnosticado com esquizofrenia cedo na sua carreira de prodígio matemático. O filme Uma Mente Brilhante (2001), uma adaptação biográfica da sua história, centra-se sobretudo na sua batalha com a doença. @ PÚBLICO

Sem comentários: