- Ó professora, o que quer dizer "pet"?
- "Pet" quer dizer animal doméstico.
- Como?
- Sim, animal que se domestica, como o cão ou o gato.
- Então, é isso que vamos fazer hoje à tarde?
- ?!?!?!
Ups! Afinal, o jovem referia-se ao PET, isto é, o Preliminary English Test for Schools (PET), “obrigatório para os 107 mil estudantes do 9.º ano".
O Instituto de Avaliação Educativa (Iave), confirmou, em resposta ao PÚBLICO, que, se os estudantes não fizerem o Preliminary English Test for Schools (PET), “obrigatório para os 107 mil estudantes do 9.º ano", a consequência será “a não produção de um resultado”. Esclareceu, além disso, que não agendará novo teste se parte dos alunos não o fizer na data prevista.
Estas circunstâncias, acreditam, podem ser favoráveis a uma maior adesão à paralisação por parte dos professores que na quarta-feira são chamados a vigiar as componentes da prova designadas por “listening” (que consta da resposta a questões relativas a um texto gravado num ficheiro áudio) e “writing” (a parte escrita). Os diretores também se mostram tranquilos: nem todos convocaram professores a mais. Admitem que, de um modo geral, os testes concebidos pela Cambridge são “mal-amados” desde o primeiro momento.
Dada a confusão gerada, o trabalho extraordinário, a desconsideração pelos professores corretores e a óbvia inconsequência deste PET, o CRESCER acredita que seria bem mais saudável brincar com um qualquer "pet" do que dar resposta ao PET.
Sem comentários:
Enviar um comentário