Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

surpresa! passados quase 10 anos, os Testes Intermédios do (IAVE) acabaram

Este ano letivo os alunos do 3º ciclo do ensino básico já não vão ter testes intermédios. Já os alunos do ensino secundário vão apenas realizar as provas de Inglês, no 11º ano. Serão mantidas nos mesmos moldes as provas intermédias de Português e de Matemática do 2º ano de escolaridade.


De acordo com o anúncio do IAVE (Instituto de Avaliação Educativa, que substitui o antigo GAVE) aos professores, gestores de projeto e diretores, no ano letivo 2014/2015 as provas intermédias vão sofrer várias mudanças. 

No terceiro ciclo (9º ano), terminam os testes intermédios de Português e Matemática. Os alunos do 11º ano do ensino secundário não vão realizar as provas de Biologia e Geologia,  Física e Química A e Matemática A. Já os alunos do 12º ano não farão as provas intermédias de Matemática A e de Português. Continuará a ser realizada a prova intermédia de Inglês, no 11º ano (ensino secundário), e os testes intermédios de Português e de Matemática do 2º ano de escolaridade (primeiro ciclo). 

No documento disponibilizado aos docentes por meio da Extranet do IAVE, no dia 17 de Setembro, lê-se: “(…) considerando as evidências que os relatórios de anos anteriores têm revelado, nomeadamente o facto de ser residual, ou mesmo impercetível, o seu impacto na melhoria do desempenho dos alunos, entende-se, passados quase 10 anos desde o início do projeto, já não se justificar a sua continuidade nos moldes vigentes”. 

O IAVE adianta que os enunciados dos antigos testes intermédios podem ser usados para preparar os alunos como provas de avaliação externa ou de autoavaliação, “sendo a publicitação anual de novos testes uma ação redundante e que pouco acrescenta à informação já existente”. O teste de Inglês no 11º ano encontra-se, segundo o IAVE, “enquadrado na estratégia de progressiva familiarização de alunos e professores com testes cujo nível de proficiência linguística de referência visa antecipar a prevista adoção, no nosso sistema de ensino, de um teste First for Schools (FCE)”. 

Durante o ano letivo 2014/15, os alunos do 11º ano realizarão um teste Key for Schools. No 9º ano, os alunos farão a prova Preliminary for Schools (PET). 

O teste intermédio de Português do segundo ano de escolaridade será realizado no dia 28 de Maio, e o de Matemática a 3 de Junho. A prova intermédia de Inglês do 11º ano de escolaridade será realizada a 3 de Março. 

As provas intermédias foram introduzidas no ano letivo 2005/2006, quando Maria de Lurdes Rodrigues era ministra da Educação. @ SÁBADO

Sem comentários: