Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Afonso Reis Cabral, de 24 anos, vence Prémio LeYa

O romance "O meu irmão", de Afonso Reis Cabral, é o vencedor do Prémio LeYa de Literatura, no valor de cem mil euros, foi anunciado, esta sexta-feira.
Afonso Reis Cabral
O autor premiado tem 24 anos e, segundo o próprio que esteve presente na cerimónia do anúncio, é trineto do escritor Eça de Queiroz.
Na sessão de anúncio, o presidente do júri, Manuel Alegre, disse que o livro «trata de um tema delicado que podia suscitar uma visão sentimental vulgar: a relação entre dois irmãos, um deles com Síndroma de Down».
O júri salientou que a realidade foi «trabalhada de uma forma objetiva e com a violência que estas situações humanas podem desenvolver» e que o romance faz «um retrato social que evita tomadas de decisão fáceis, obrigando a um investimento numa leitura que nos confronta com a dificuldade de um mundo impedoso».
Afonso Reis Cabral nasceu em Lisboa, cresceu e estudou no Porto até ao ensino secundário. Em 2005 publicou o livro de poemas "Condensação", escrito entre os 10 e os 15 anos.
Atualmente a trabalhar na editora Alethêia, o vencedor é licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Universidade Nova de Lisboa, onde fez também um mestrado de Estudos Portugueses.

Sem comentários: