Dados de satélite indicam que cobertura vegetal da península Antárctica aumentou mais de dez vezes ao longo dos últimos 40 anos, segundo estudo conduzido pelas universidades britânicas de Exeter e Hertfordshire em parceira com a British Antarctic Survey.
A culpa é das alterações climáticas.
Os cientistas usaram dados de satélite para estudar o
processo de ecologização da península Dan Charman/DR |
“As plantas que encontramos na península Antárctica – sobretudo musgos – crescem talvez nas condições mais adversas da Terra. A paisagem ainda é quase inteiramente dominada por neve, gelo e rocha, com apenas uma pequena fracção colonizada por vida vegetal”, afirma o co-autor Thomas Roland, da Universidade de Exeter, citado numa nota de imprensa.
As plantas encontradas na região polar são sobretudo
musgos Matt Amesbury/DR |
Os cientistas verificaram que esta tendência de ecologização – ou seja, de formação de uma camada vegetal – acelerou mais de 30% nos últimos anos (2016-2021) em relação ao período de estudo completo (1986-2021). No período mais recente, a área verde expandiu-se anualmente em mais de 400.000 metros quadrados. Esta vasta área verde poderá continuar a aumentar à medidas que os ecossistemas se estabelecem e o clima aquece.
Fonte: Público
Sem comentários:
Enviar um comentário