Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

João Grosso diz António Vieira

As palavras do Padre António Vieira e as suas intervenções em defesa dos índios inspiraram o espetáculo ‘Paiaçú ou Pai Grande’, que a produtora Cassefaz vai apresentar ao grande público no próximo dia 22 de novembro, às 18h30, na Igreja de São Roque, em Lisboa. As interpretações são de João Grosso (alternando com F. Pedro Oliveira) e de Sílvia Filipe.

Estreado originalmente em 2012 (no âmbito do festival TODOS-Caminhada de Culturas), este espetáculo de homenagem ao jesuíta que se se distinguiu como filósofo, escritor e orador tem dramaturgia de Miguel Abreu e João Grosso, que trabalharam em torno de vinte sermões e cartas para os reunir num só discurso.
O texto resultante pretende ser "um manifesto em defesa dos índios, dos escravos e da salvação humana" e deixa-nos com esta interrogação: "Até onde seremos capazes de ir para evitar a exploração e a humilhação de outros homens por causa da nossa ambição pessoal e desejo de fortuna e de poder?"
Este trabalho, que repete para o público em geral nos dias 29 de novembro e 13 de dezembro, está disponível para o público escolar até 25 de maio de 2015, todas as segundas-feiras (excepto feriados e férias escolares), às 10h00.

Sem comentários: