Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 18 de novembro de 2014

curiosidade: gosta de café? leia uma boa notícia

Café, um bom inimigo da obesidade e capaz de prevenir outros problemas de saúde

Gosta de café? Mais uma boa notícia. De acordo com um estudo feito por investigadores norte-americanos, há um composto presente no café que pode ajudar a prevenir a obesidade e os seus efeitos secundários.
Em causa está o ácido clorogénico, que provou, em ratos de laboratório, ser um bom aliado para aquele problema de saúde. 
Os investigadores da Universidade da Geórgia colocaram os ratos sob um dieta com muitas gorduras, durante duas semanas. Depois, injetaram aquele ácido nos roedores, duas vezes por semana. Os resultados demonstraram que o ácido clorogénico foi um bom inimigo da gordura, já que os roedores sujeitos à injeção do composto do café apresentaram níveis de peso e de açúcar no sangue inferiores aos restantes. Por outro lado, os seus fígados estavam saudáveis. 
Este não é o primeiro estudo que associa o consumo de café ao combate a problemas de saúde, como as doenças cardiovasculares, ou a diabetes tipo 2.
Yongjie Ma, um dos autores da pesquisa, salienta, no entanto, que este estudo vai mais longe, porque “alarga esta investigação ao olhar para os benefícios associados com este composto específico, que existe em grande abundância no café”, realça, em declarações reproduzidas pela Visão.
Além do café, o ácido clorogénico em causa está presente noutros alimentos, desde frutos a vegetais. Trata-se de um antioxidante “poderoso”, capaz de reduzir as inflamações. E estas, em casos crónicos, estão na base de diversos problemas de saúde. @ PTJornal

Sem comentários: