Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 9 de maio de 2025

IR/VER: Pavilhão de Portugal

No dia 1 de maio, o renovado Centro de Exposições do Pavilhão de Portugal abriu portas ao público com uma mostra que propõe uma leitura visual e literária contemporânea do poeta Luís de Camões (1524-1580), intitulada Meu matalote e amigo Luís de Camões.
A exposição acompanha os grandes eixos da obra Os Lusíadas e da lírica camoniana, cruzando literatura, arte e património, e propõe um diálogo inovador entre o texto do poeta e as artes visuais. A exposição reunirá esculturas de Simões de Almeida e Canto da Maya, pinturas de José Malhoa, Columbano, Veloso Salgado, Cristóvão de Morais, Lourdes Castro, Géricault, e de James Ward a partir de Ticiano.
A programação de maio inclui ainda a participação do equipamento na iniciativa de divulgação da arquitetura contemporânea Open House Lisboa, nos dias 10 e 11 de maio, permitindo visitas gratuitas ao interior do Pavilhão. No dia 22 de maio, aniversário da abertura da Expo’98, será inaugurada a nova Sala de Estudo aberta 24 horas para todos os estudantes da cidade, a Biblioteca Mega Ferreira e o Centro Interpretativo do Parque das Nações, numa parceria com a Universidade de Lisboa (UL), a Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia do Parque das Nações.
O edifício do Pavilhão de Portugal foi desenhado por Álvaro Siza para a Expo’98, com projeto de engenharia de Segadães Tavares, e é hoje um marco da arquitetura portuguesa, em grande parte devido à icónica pala, suspensa por cabos de aço, que foi incluída entre as dez melhores construções do mundo feitas em betão, numa lista publicada pelo jornal The Guardian, em 2016.
A requalificação foi acompanhada pelo próprio ateliê do arquiteto premiado com o Pritzker em 1992, respeitando o projeto original, segundo a direção executiva.
O espaço reabre como centro multidisciplinar, com Centro de Exposições e Centro de Congressos, preparado para acolher eventos culturais, científicos e corporativos, em ligação à UL. Fonte: Expresso


Sem comentários: