Número total de visualizações de páginas

1420466

segunda-feira, 31 de março de 2025

sociedade: Kit de emergência

O kit de emergência deve incluir alimentos, água e cópias de documentos de identidade importantes, entre outros itens.

A União Europeia (UE) quer que todos os Estados-membros desenvolvam um kit de sobrevivência de 72 horas para os cidadãos enfrentarem qualquer nova crise que possa surgir, como parte da sua Estratégia de Preparação da União, que também apela a uma maior acumulação de bens essenciais e a uma melhor cooperação entre civis e militares.

A estratégia revelada na passada quarta-feira pela Comissão Europeia inclui uma lista de 30 ações concretas que, segundo a Comissão, os Estados-membros da UE devem tomar para aumentar a sua preparação contra potenciais crises futuras, desde catástrofes naturais e acidentes industriais a ataques de agentes maliciosos nos domínios cibernético ou militar. Fonte: Euronews 

Assista ao vídeo protagonizado por Hadja Lahbib, Comissária Europeia para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises.


Língua Solta: "adesão" ou "aderência"?

Logótipo criado por IA
Na hora de falar ou escrever todos temos dúvidas. O "Língua Solta" pretende esclarecer erros comuns. 

Hoje vamos esclarecer um erro muito comum: adesão ou aderência?
Ambas. Têm significados diferentes, por isso, há que os dominar para bem usar.

O termo adesão significa união; acordo; aprovação; concordância:
  – Espera-se a adesão de vários países a este novo tratado de livre comércio.
  – A adesão do público às sessões de cinema da meia-noite foi enorme.
  – Verificou-se uma grande adesão dos jovens à moda das     calças caídas.

A palavra aderência significa a qualidade do que é aderente ou adesivo; ato de aderir, colar uma coisa a outra; ligação de superfícies:
     – A aderência dos pneus à estrada é importantíssima, sobretudo quando chove.
     – O suor favorece a aderência da sujidade à pele, tal como a humidade facilita a aderência do pó aos móveis.
      – Estes autocolantes são fracos, têm uma péssima aderência.
Assim, as palavras adesão e aderência não são sinónimas, pelo que deverá ter atenção aos contextos em que as usa.



Fontes: Ciberdúvidas; Infopédia 











 

Envio: Manuela Couto

escola sede: 12ºC visita o Centro Social e Paroquial de Águas Santas


No âmbito da disciplina de Psicologia, e do estudo da memória e do esquecimento, as alunas da turma C, do 12º ano,  realizaram uma visita de estudo ao Centro Social e Paroquial de Águas Santas. 

A atividade, acompanhada pelos professores das disciplinas de Psicologia B e de Biologia, teve como objetivo proporcionar uma experiência interativa e enriquecedora para os estudantes, ao mesmo tempo que promovia momentos de partilha com os utentes da instituição.


Um grupo de alunas da turma organizou e dinamizou diversas atividades destinadas a estimular a memória e a interação social, iniciativas que incluíram atividades de estimulação cognitiva, dinâmicas de grupo e momentos de conversa, permitindo uma troca de experiências entre gerações. As alunas tiveram assim a oportunidade de aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos na disciplina, compreendendo melhor os desafios e as estratégias relacionadas com a memória e o envelhecimento.




De destacar a simpatia e o profissionalismo da equipa de técnicas do Centro Social e Paroquial de Águas Santas, que nos acolheu calorosamente. A visita revelou-se, assim, uma experiência valiosa, tanto para as alunas como para os utentes, reforçando a importância do contacto entre diferentes gerações e da partilha de conhecimento.

Envio da professora de Psicologia

escola sede: 11ºI e 12ºI na Bolsa da Empregabilidade

Alunos do 11ºI e 12ºI participam na Bolsa da Empregabilidade no Palácio da Bolsa
Na tarde do dia 26 de março, os alunos das turmas 11ºI e 12ºI do curso profissional de Turismo participaram na Bolsa da Empregabilidade, um evento de referência no setor do turismo, realizado no emblemático Palácio da Bolsa, no Porto.

A iniciativa, que reúne diversas empresas nacionais e internacionais, proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora, permitindo-lhes contactar diretamente com profissionais da área, conhecer ofertas de emprego e estágios, bem como esclarecer dúvidas sobre o mercado de trabalho.

Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de entregar currículos, participar em conversas com recrutadores e perceber as competências mais valorizadas pelo setor. Esta experiência revelou-se essencial para a sua formação, preparando-os para os desafios e exigências do mundo profissional.

A participação na Bolsa da Empregabilidade reflete o compromisso da escola em proporcionar aos seus alunos experiências reais e oportunidades concretas de desenvolvimento na área do turismo.

Com iniciativas como esta, os futuros profissionais saem mais preparados e confiantes para enfrentar o mercado de trabalho.

envio de Ginette Carvalho


sexta-feira, 28 de março de 2025

atualidade: hora de verão

Em Portugal continental e na região autónoma da Madeira, os relógios avançam uma hora na madrugada de sábado para domingo - à 1:00h, os relógios passam a marcar 2:00. Na região autónoma dos Açores, a alteração será feita às 0.00 horas, mudando para a 1 hora.


Dá-se assim início à hora de verão, a qual estará em vigor até 26 de outubro, altura em que voltamos à hora de inverno.
Aproveite para planear atividades e usufruir de mais horas de luz ao fim da tarde!

IR/OUVIR/VER: assistir a uma conferência ou a um filme?

Para este fim de semana, o Crescer apresenta 2 sugestões:

sugestão 1

Casa do Infante, Porto
A partir do dia 28 de março, sexta-feira, o Museu e as Bibliotecas do Porto dão início a um conjunto de conferências mensais que trarão à cidade um olhar aprofundado sobre figuras marcantes da sua história. 
O evento é inspirado no livro “21 Personalidades dos Séculos XX e XXI escolhem as 21 Personalidades Portuenses do Milénio” e reunirá especialistas de diferentes áreas para um diálogo sobre nomes que deixaram a sua marca na Invicta.
As sessões serão realizadas às sextas-feiras e contarão com a participação de historiadores, escritores e académicos que partilharão as suas perspetivas sobre personalidades que se destacaram em diversos campos. No dia 28 de março, a primeira sessão contará com Helder Pacheco e decorrerá das 18h às 19:30h, na Casa do Infante. A entrada é livre, mas sujeita á capacidade do local.

saiba mais aqui

Sugestão 2

O Moinho Cine Fest regressa este mês de março para a sua 7ª edição, trazendo consigo a magia do cinema a Matosinhos. O evento decorre na União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões e arranca já na sexta-feira, 28 de março
Conforme refere a organização, em nota enviada à imprensa, as projeções continuam nos dias 29 de março, 5 e 12 de abril, sempre às 21h, com entrada livre para o público.
Ao longo de quatro sessões, serão exibidos 50 filmes provenientes de 20 países, numa programação que aposta na diversidade cultural e na riqueza narrativa do cinema internacional.
saiba mais aqui

educação: Universidades vão poder definir seis conjuntos de provas de ingresso

 


As instituições de ensino superior vão poder definir, a partir do próximo ano letivo, seis conjuntos de provas de ingresso como combinações para entrada num curso, duplicando o número de opções previstas.
A alteração ao regime de ingresso no ensino superior foi publicada esta terça-feira em Diário da República e prevê que "o número de elencos alternativos de provas fixado para cada par instituição/ciclo de estudos não pode ser superior a seis".
No texto do diploma, o Governo justifica a mudança de três para seis conjuntos de provas de ingresso como forma de assegurar maior flexibilidade aos estudantes e potenciar o acesso ao ensino superior.
Com esta alteração, os candidatos ao ensino superior vão ter mais opções de exames nacionais que podem escolher como prova de ingresso, podendo as instituições fixar até seis elencos de disciplinas de provas para acesso a ciclos de estudo de licenciatura ou mestrado integrado.

Retirado daqui

escola sede: Cinemaescas Sunset

Cândido Pereira e o ator Jorge Neto

No dia 20 de março ocorreu mais um Cinemaescas Sunset no qual foi exibido na escola sede do Agrupamento de Escolas de Águas Santas o filme "Balas & Bolinhos".  Agradecemos a presença do ator Jorge Neto que interpretou a personagem com o nome "Rato". Foi uma sessão muito enriquecedora, uma vez que o ator Jorge Neto descreveu várias peripécias muito interessantes que ocorreram durante as filmagens deste filme. 

A Equipa do Plano Nacional de Cinema no Agrupamento de Águas Santas

quinta-feira, 27 de março de 2025

sociedade: "gás do riso" pode provocar lesões neurológicas graves

Jovens com lesões neurológicas graves, resultantes do consumo de óxido nitroso (gás do riso) para fins recreativos, estão a ser identificados nos hospitais portugueses, uma situação acompanhada com apreensão pelos profissionais de saúde e forças de segurança.


Os hospitais têm comunicado esses casos ao Centro de Informação Antivenenos (CIAV) do INEM, que desde 2020 registou 21 situações, a maioria envolvendo rapazes entre os 20 e os 29 anos, disse à agência Lusa a coordenadora do CIAV, Fátima Rato.

Leia mais aqui

sociedade: PSP alerta para duplo significado dos emojis

Drogas e sexting: PSP alerta pais para duplo significado de emojis usados por jovens

Simbolos podem estar associados a troca de mensagens de teor sexual e ao consumo ou tráfico de drogas, alerta Polícia de Segurança Pública. 


O objetivo da campanha é a sensibilização de pais e educadores para o duplo significado de alguns emojis nas conversas mantidas entre jovens, e para os riscos que podem estar associados aos mesmo, como se pode ler na publicação da PSP:




A questão não é nova, mas a forma de comunicar entre os jovens evolui e assume novas formas, cujo verdadeiro significado por vezes escapa aos adultos. 

sociedade: penas para quem agredir polícias e professores agravam-se a partir de abril

A lei que agrava as penas para quem agredir polícias, bombeiros e outros agentes de serviço público, como jornalistas, professores ou médicos, vai entrar em vigor a 18 de abril. A moldura penal para quem agride elementos das forças de segurança e outros agentes de serviço público vai passar de um a cinco anos nos casos de agressão, mas para quem exercer “violência, incluindo ameaça grave ou ofensa à integridade física”, contra polícias, militares das Forças Armadas, bombeiros e guardas prisionais a poderá ser punido com pena de prisão de um a oito anos.

Saiba mais aqui

quarta-feira, 26 de março de 2025

escola sede: prémio do concurso “Ada e Bit no Comando: Vamos Limpar o Oceano”

No dia 21 de março, o 3º prémio do concurso “Ada e Bit no Comando: Vamos Limpar o Oceano”, promovido pelos autores do projeto Ctrl + TIC e pela Porto Editora, foi entregue ao Leonardo Figueiredo, aluno do 6º A, em reconhecimento pelo seu esforço e dedicação. A entrega do prémio decorreu na sala da direção da escola, com a presença do diretor de turma, João Alves, da professora de TIC, Susana Marques, de um elemento da direção, Óscar Brandão, e dos pais do aluno, César Figueiredo e Bárbara Rangel.
Bruno Santos, representante da Porto Editora, fez a entrega do prémio, parabenizando o Leonardo pelo seu excelente desempenho e motivando-o a continuar a empenhar-se nas suas futuras conquistas. A professora e o diretor de turma destacaram o esforço do aluno, ressaltando as suas capacidades para aprender.
A entrega do prémio foi um momento de orgulho para todos os presentes, especialmente para os pais do Leonardo, que se mostraram visivelmente emocionados e orgulhosos pela sua conquista. Este momento não só celebrou o sucesso do aluno, mas também reforçou o valor do trabalho em conjunto entre a escola e a família.
Embora tímido, o Leonardo estava visivelmente feliz e agradeceu a todos os presentes pelo apoio.
A escola celebra mais uma conquista de um dos seus alunos e reforça a importância de promover a excelência académica e o desenvolvimento pessoal dos seus estudantes.


envio de Susana Marques

escola sede: "St Patrick's Day Hat Exhibition" - vencedores

 As docentes de inglês reconhecem o empenho e criatividade dos seus alunos, que participaram nesta atividade com muito entusiasmo. Agradecem também a todos os que participaram, com o seu voto, na escolha dos chapéus vencedores:

1º Lugar - Ana Carolina Morais e Rita Monteiro 6B
2º Lugar - Maria Beatriz Figueiredo 6H
3º Lugar - Afonso Ribeiro 6F

Congratulations!!


envio de Isabel Guimarães


escola sede: aproxima-se o dia da Gala dos 50 anos da ESÁS

O dia 1 de abril aproxima-se e, com ele, a agitação da Gala dos 50 anos da ESÁS. Muitos estarão presentes nesse dia, no Fórum da Maia, pelas 21h, mas nem todos aqueles que fizeram a história da nossa escola poderão marcar presença.

É, então, muito importante que possam apreciar o que tem acontecido este ano na ESÁS e ao longo dos seus 50 anos de vida.



No portal do agrupamento, na Página Inicial (https://50anosesas.aescas.net/)  poderão ver a abertura oficial das comemorações, as intenções das celebrações, fotografias, vídeos, o arquivo do jornal CRESCER, um mural colaborativo e um apelo à construção do puzzle com o logótipo das comemorações.  No mural (https://padlet.com/candidopereira/50-anos-da-es-s-8tiws44obpl8nvxb) já estão publicados alguns vídeos com resoluções do puzzle e se ainda não tens um para poderes experimentar, pede-o na Biblioteca.

Visite o link. Conheça o que "por cá" se construiu e se constrói.
Veja, ainda, as fotos e os vídeos das duas tertúlias que decorreram, este ano letivo, no auditório Manuel Carneiro Ferreira.

50 anos é muito tempo! 
Todos temos muito orgulho neste meio século de história.

Manuela Couto e Cândido Pereira

terça-feira, 25 de março de 2025

curiosidade: "Tree of the Year 2025"

A centenária árvore dos Jardins da Quinta das Lágrimas, em Coimbra, venceu o segundo lugar do concurso europeu "Tree of the Year 2025". A árvore, conhecida pela Figueira dos Amores, conquistou mais de 43 mil votos.

Figueira dos Amores, Quinta das Lágrimas, Coimbra

A árvore portuguesa destacou-se entre as 15 finalistas, oriundas de diferentes países, pela sua grandiosidade, pela sua riqueza histórica e pela ligação à lenda de D. Pedro e Inês de Castro.


saiba mais aqui

saúde: 10% da população adulta sofre de insónia crónica


Boa noite? Será mesmo boa, a noite? 

Os números dizem-nos que 10% da população adulta sofre de insónia crónica. São números conservadores, segundo os especialistas que ouvimos. É provável que a insónia, persistente ou episódica, atinja até 30% da população. É uma epidemia para a qual contribuímos desde que acordamos. Nós e os nossos trabalhos, nós e as nossas preocupações pessoais, profissionais, antecipadas e imaginárias. Se passa noites em claro, o podcast ‘O Divórcio do Sono’ pode ser-lhe útil. 

Ouça aqui o primeiro episódio sobre as causas da insónia e a importância de uma boa noite de sono.

escola sede: Projeto "Por tua Conta"

 Projeto "Por tua Conta" 

Ao longo deste ano letivo e na disciplina de Área de Integração, os alunos (11.º ano) dos cursos profissionais de Turismo e Saúde participaram no projeto “Por tua Conta”, que promove a literacia financeira. As atividades do programa, criado pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, foram realizadas em sala de aula. 

Os alunos tiveram a oportunidade de fazer uma  aprendizagem baseada em problemas, uma metodologia que coloca os alunos perante desafios reais para desenvolverem a sua capacidade de tomada de decisão financeira, oferecendo, ainda, fichas de atividades, desafios práticos, jogos educativos e as Olimpíadas. 

O Município da Maia está de parabéns por alargar este projeto ao ensino profissional. O projeto foi importante pois apoiou a formação de docentes na literacia financeira. Trata-se de uma iniciativa que deveria manter-se nos próximos anos letivos!

 

envio de Carla Pereira



escola sede: Torneio de Basquetebol 3x3

 

No passado dia 7 de março, realizou-se o aguardado Torneio de Basquetebol 3x3, que contou com a participação dos alunos do 5.º e 6.º anos. O evento decorreu ao longo do dia, proporcionando momentos de grande emoção e espírito desportivo. 

Durante a manhã, foram os alunos do 6.º ano a entrar em campo, disputando jogos intensos e bem equilibrados. No final, as equipas vencedoras foram o 6.ºB no escalão masculino e o 6.ºG no feminino

Já na parte da tarde, foi a vez dos alunos do 5.º ano demonstrarem o seu talento e dedicação ao basquetebol. Após partidas muito disputadas, o 5.ºA sagrou-se campeão no masculino, enquanto o 5.ºC venceu na competição feminina.

A organização do torneio contou com o apoio fundamental dos alunos dos cursos profissionais de Turismo e Saúde – 12ºI e 12ºJ, da Ana Nunes do 12ºB, a Beatriz Martins, Carolina Pinto e Mafalda Martins do 11ºB e da Associação de Estudantes, cuja colaboração foi essencial para o sucesso do evento. 

Foi um dia marcado pelo fair play, pelo espírito de equipa e pelo entusiasmo dos participantes, deixando já a expectativa para futuros torneios.

Organização
Profª Ana Bernardo
Profª Susana Neta
Prof. Paulo Lacerda

envio de Filomena Madureira




segunda-feira, 24 de março de 2025

saúde: residência em Valongo é referência PCA e PBP

A Residência Elysio de Moura, localizada no polo de Valongo da Unidade Local de Saúde de São João, tem-se afirmado como uma referência nacional no tratamento das Perturbações do Comportamento Alimentar (PCA) e da Perturbação Borderline de Personalidade (PBP). Pacientes de todo o país procuram esta unidade especializada, seja por referência de outras instituições de saúde ou por iniciativa própria.
Imagem: Hospital São João

Criada em 2015, a residência tem uma capacidade máxima de nove utentes, funcionando com um modelo terapêutico diferenciado. O objetivo é promover não apenas a recuperação clínica, mas também a reabilitação social, vocacional e ocupacional, preparando os residentes para uma vida mais autónoma.

Leia mais aqui

Língua Solta: "puder" ou "poder"?


Logótipo criado por IA
Na hora de falar ou escrever todos temos dúvidas. O "Língua Solta" pretende esclarecer erros comuns. 

Hoje vamos esclarecer um erro muito comum, sobretudo na escrita: puder ou poder?
As duas formas existem, mas são diferentes.

Puder é a forma do futuro do conjuntivo do verbo irregular poder e pronuncia-se com e aberto:
      – Irei de férias quando puder.
      – Enquanto pudermos ajudar os nossos filhos, vamos fazê-lo.

Poder é o infinitivo do mesmo verbo e pronuncia-se com e semifechado:
                                                                  – Vou acabar de estudar para depois poder sair.
                                                                  – Vamos subir a rua até podermos ver o desfile.



Fontes: Ciberdúvidas; Infopédia; Priberam


Envio: Manuela Couto 












escola sede: 10ºG1 Descobre o Porto

10ºG1 Descobre o Porto: Uma Viagem pelo Património, Tradição e Chocolate

No dia 20 de março, os alunos do 10ºG1 embarcaram numa visita de estudo inesquecível, explorando diferentes facetas do Porto, cidade classificada como Património Mundial pela UNESCO.

A manhã foi dedicada a uma caça ao tesouro digital, uma atividade inovadora que permitiu aos alunos conhecerem melhor a história, a arquitetura e os segredos da cidade do Porto de forma interativa e dinâmica. Munidos de tecnologia e espírito de equipa, percorreram as ruas da cidade à procura de pistas, tornando a aprendizagem mais envolvente e divertida.

À tarde, o grupo teve o privilégio de visitar as Caves Taylor’s, onde a visita guiada foi conduzida por uma ex-aluna da nossa escola, Bianca Mendes. Foi um momento de grande orgulho, ao vermos um antigo membro da nossa comunidade escolar a brilhar no mundo profissional. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a tradição secular do vinho do Porto e o seu impacto na economia e cultura da região. 

Para finalizar o dia com um toque doce, a visita seguiu para o Museu The Chocolate Story no WOW (World Of Wine) onde os alunos descobriram o fascinante processo de produção do chocolate, desde a origem do cacau até ao produto final.

Foi um dia repleto de aprendizagem, cultura e boas experiências, que certamente ficará na memória dos nossos alunos! 

envio de Ginette Carvalho 

escola sede: Dia Mundial da Poesia

No âmbito das atividades do Departamento de Línguas e de forma a assinalar o Dia da Poesia, o escritor José Luís Cordeiro esteve à conversa com alunos, professores e restante comunidade educativa, no dia 21 de março, no anfiteatro da Escola Secundária de Águas Santas. 

Os alunos ouviram o escritor e também a leitura de alguns poemas ou excertos das suas obras,  tendo interpelado o autor com questões pertinentes sobre a sua vida e o método de escrita, satisfazendo a sua curiosidade.


No final da tarde, um pequeno grupo de professores participou numa tertúlia mais intimista, e num registo descontraído, a conversa fluiu agradavelmente. A par da apresentação e sessão de autógrafos dos livros “Os fados de todos nós” e “A espuma dos sonhos não pesa”, os presentes partilharam leituras e memórias, dando um novo significado aos textos escritos.

E porque a inspiração surge em qualquer momento e a escrita a reflete, o escritor presenteou os presentes com um poema no qual transpôs em palavras o sentimento global do dia que se revelou intenso. 

Deliciem-se. 



 Obrigada, José Luís

sexta-feira, 21 de março de 2025

IR/VER: exposição de camélias na Maia 22 e 23 março

A Cidade da Maia volta a ser palco da Exposição de Camélias, que este ano decorre a 22 e 23 de março, na Escola Príncipe da Beira. Organizado pela Junta de Freguesia da Cidade da Maia, com o apoio da Associação Portuguesa das Camélias, o evento tem como objetivo celebrar e preservar a riqueza desta espécie, que há séculos encanta jardineiros e colecionadores.

camélia Angelina Vieira, criada pelo maiato Germano Vieira em homenagem à sua esposa

A exposição destaca a variedade e beleza das camélias, incluindo espécies com mais de 200 anos de história. As camélias, conhecidas pela sua preferência por climas húmidos e solos férteis, estão bem representadas na Maia, onde se encontram em locais emblemáticos como a Casa de Corim, a Quinta da Granja e a Quinta da Gruta. 

A entrada é gratuita. nos seguintes horários.

  • 22 de março – das 14h30 às 18h00
  • 23 de março – das 10h00 às 18h00

adaptado daqui

cultura: MACAM - um museu que é um hotel

Um novo museu em Lisboa, Museu de Arte Contemporânea Armando Martins (MACAM), é privado, tem um hotel e abre com mais de 200 obras de arte contemporânea. O proprietário quer abrir a coleção a artistas de "outros horizontes geográficos", como África, Oriente e América Latina.


Leia tudo aqui




saúde: Importância da vacinação


No ano passado, foram identificados 35 casos de sarampo em Portugal, depois de não haver nenhum caso da doença em 2022 e em 2023. À semelhança do que aconteceu com a maior parte dos infectados em 2024, também as três pessoas identificadas este ano com a doença em Portugal não estavam vacinadas.
A DGS informa que está a trabalhar em estudos para identificar eventuais grupos populacionais com menor adesão à vacinação e a desenvolver estratégias para populações/comunidades específicas.

Retirado daqui


escola sede: Podcast "Vozes da Poesia"

Podcast "Vozes de Poesia" leva a poesia aos corredores da escola

No Dia Mundial da Poesia, a nossa escola celebra a beleza das palavras com o podcast "Vozes de Poesia". Ao longo do dia, os corredores serão preenchidos com as vozes dos alunos das turmas 8.ºA, 8.ºB, 8.ºC, 10.ºB e 10.ºD, que dão vida a poemas escolhidos especialmente para esta ocasião.

Além da transmissão na escola, o podcast estará disponível no Spotify, permitindo que toda a comunidade escolar possa ouvir e partilhar a experiência poética em qualquer momento.

📢 Não percas esta viagem pela poesia!

🎧 Ouve no Spotify: Vozes de Poesia



envio de Lígia Maia

quinta-feira, 20 de março de 2025

cultura: CTT homenageiam Camilo

Os CTT – Correios de Portugal assinalaram, no domingo, o bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco com o lançamento de uma coleção de selos da República – composto por quatro selos e por um bloco filatélico – dedicada ao romancista português.

foto: CM Famalicão


Foi no escritório da Casa de Camilo, em Seide São Miguel, que se carimbaram os primeiros selos, em circulação a partir desta segunda-feira. Neles estão ilustradas quatro das obras mais emblemáticas de Camilo: “Amor de Perdição”, “A queda de um Anjo, “Maria Moisés e “Memórias do Cárcere”.

“É fazer voltar às cartas de correio Camilo, ele que tanta correspondência trocou ao longo da sua vida de cronista e romancista, uma forma de o homenagear, mas também de o fazer voltar a correr o país e o mundo, lembrando a obra que nos deixou e promovendo a sua literatura”, assinalou o presidente da Câmara de Famalicão, citado em comunicado.

adaptado daqui

cultura: “Maia ao Palco”

O evento “Maia ao Palco – Mostra de Teatro de Amadores” regressa ao Fórum da Maia, entre 21 e 27 de março, com uma programação diversificada que celebra o teatro e a expressão artística. Integrado nas comemorações da Primavera do Teatro, este encontro anual dá palco aos grupos de teatro amador do concelho, promovendo a partilha de experiências e incentivando o intercâmbio cultural.


A entrada em todas as atividades é gratuita.

saiba mais aqui


curiosidade: Astérix e Obélix na antiga Lusitânia

A próxima aventura dos heróis gauleses vai levá-los pela primeira vez à Lusitânia, antigo nome da região Ocidental da Península Ibérica, onde está parte de Portugal, reporta a imprensa francesa.

A antiga Lusitânia, território pouco conhecido do império romano, ocupava grande parte de Portugal, entre o Douro e o Algarve, a atual Extremadura espanhola e uma porção da Andaluzia. O livro fará várias referências à História, à cultura e “aos arquétipos” de Portugal, como contou o argumentista FabCaro.

O livro sai a 23 de outubro e tem calçada portuguesa na capa.


Uma ótima notícia para os amantes de uma das maias conhecidas séries de BD.

adaptado daqui



escola sede: II Festival de Leitura da Maia

Realizou-se no dia 17 de março, na Biblioteca Municipal da Maia, o II Festival de Leitura da Maia.

O nosso agrupamento fez-se representar por 14 alunos - Alicia Neves, Ana Carolina Verde, Lara Miranda Prado, Rafael Azevedo, João Oliveira, Marta Brites de Sousa, Laura Alonso Frias, Mariana Bertoquini, Joana Bartolomeu Cardoso, Gustavo Jorge Couto, Diogo Pinto, Maria Lopes, Leonor Sôlha e Tiago  Monteiro - que, de forma entusiástica, defenderam as obras selecionadas para o concurso.



Durante a manhã, e após a realização da prova escrita, os alunos dirigiram-se ao Auditório do Fórum da Maia onde assistiram a um espetáculo alusivo à obra D.Quixote de la Mancha de Miguel Cervantes.



Após o almoço convívio, realizaram-se as provas orais e seguidamente os alunos tiveram a oportunidade de conversar com o escritor Ondjaki, autor das obras lidas. Este momento culminou com uma sessão de autógrafos que proporcionou a interação e partilha entre todos os presentes.

Consulte o BIBLIOAESCAS para saber tudo.

envio de Rosa Pinelo