Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 5 de novembro de 2024

cultura: RTP2 propõe leitura de "Os Lusíadas" numa relação com contemporaneidade

 A partir do próximo dia 7, os dez cantos da epopeia de Luís de Camões serão encarnados por tantas outras atrizes, numa produção para a RTP2.

A série apanha a boleia das comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões Manuel Roberto


A série televisiva Os Lusíadas, uma ideia do encenador Daniel Gorjão, responsável pela programação de artes performativas da RTP, propõe-se incentivar o interesse pela obra de Luís de Camões, quando se celebram os 500 anos do nascimento do poeta. A série tem por objetivo  "refletir sobre a importância e o significado, nos dias de hoje, de um texto com cerca de 500 anos". 

"Esta ideia surgiu devido às celebrações dos 500 anos de Camões", disse o produtor e encenador à agência Lusa. "A epopeia é aquilo que todos conhecemos. O que tentamos fazer, lendo a obra na íntegra, é pô-la em relação com a contemporaneidade, com a cidade, com aquilo que é urbano e o que é 2024, numa era pós-colonialista", disse à Lusa o autor da ideia original da série, lembrando que o colonialismo é um dos temas que Camões trata n'Os Lusíadas.

O encenador espera que a série "seja uma forma mais acessível a quem estuda a obra, nomeadamente os estudantes, de poder ouvir e não só ler" o poema épico de Camões, mas igualmente de aceder ao que lhe é contemporâneo e essencial.

A série vai ser transmitida pela RTP2 nas noites de quinta-feira.

Saiba mais aqui

envio de Pedro Braga

Sem comentários: