Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 24 de abril de 2020

"Viver abril fechado em casa"


O trabalho de Escrita «Viver abril fechado em casa» surgiu como proposta de trabalho numa aula de Português de 10º ano (turmas C, G e H, do Agrupamento de Escolas de Águas Santas), no âmbito do Ensino à distância.
O formato proposto foi um texto de opinião (crónica), que refletisse a contradição de vivenciar o dia da Liberdade, confinados e enclausurados em nossas casas. Os trabalhos apresentados foram selecionados para o «Jornal Crescer», Jornal Escolar em formato digital do referido Agrupamento, e serão publicados no «Público na Escola».
cortesia de Elsa Gonçalves, docente responsável pelo projeto


Amanhã poderão encontrar no «Público na escola» estas e outras crónicas que o "CRESCER" avança em primeira mão. As três crónicas que aqui se publicam constituem uma mera escolha da equipa editorial. São três crónicas que bem ilustram as "portas que abril abriu".



A liberdade conquistada no 25 de abril e a clausura que nos obrigam a viver na atualidade
Em breve iremos comemorar o quadragésimo sexto aniversário do acontecimento que ficou para sempre marcado na História de Portugal, na memória dos portugueses que um dia viveram num regime ditatorial: 25 de abril, a Revolução dos Cravos que nos devolveu a liberdade.
A minha geração deve ao 25 de abril a liberdade de pensar, participar, exprimir e discordar. Já passaram 46 anos e já são muitos os portugueses que, felizmente, nunca viveram num país em que censura e  medo eram as palavras de ordem.
Os desafios dos jovens antes do 25 de abril de 1974 estavam centrados em três objetivos: a paz em África, a democracia e o desenvolvimento. Em 2020, o desafio dos jovens é muito mais global, complexo e exigente com uma revolução digital em curso, rápidos avanços tecnológicos e científicos  e problemas ambientais graves pelo efeito das alterações climáticas.
Hoje, Portugal vive em estado de emergência devido à Covid-19. Esta doença alterou a vida das pessoas. As populações estão em estado de alerta. Instalou-se o medo, a apreensão e a angústia, sentimentos outrora experimentados pelos nossos pais ou avós.
O país combate de forma desigual um inimigo invisível que não dá tréguas. Na linha da frente há um exército de bons soldados, aqueles que não podem ficar em casa para que os outros não integrem as listas dos infetados. São técnicos e auxiliares de saúde, médicos, enfermeiros, polícias, militares, bombeiros, autarcas, funcionários dos supermercados, de distribuição de correio e de produtos e serviços, e outros tantos que, no dia a dia, arriscam tudo, para o bem de todos nós.
O país obedeceu às decisões das autoridades, cumpriu as medidas impostas, e a grande maioria acatou. Os poucos que não cumpriram, geraram uma onda de revolta generalizada. A exceção tornou-se normal. A oposição tornou-se colaboração. Há, pela primeira vez em democracia, uma unidade nacional e natural. O país mobilizou-se e uniu-se contra o inimigo comum.
Todos fomos chamados para abdicarmos “temporariamente” da nossa liberdade e concordamos. Porque não é a liberdade ou a democracia que estão em risco, mas sim a vida.
Esta é uma grande conquista de Abril: uma nação que se une para combater um inimigo comum.

Ana Beatriz Silva

A liberdade conquistada no 25 de abril e a clausura que nos obrigam a viver na atualidade

Nos dias que correm, temos vivenciado algo diferente: o terror de uma pandemia, desta vez, da COVID-19. Tendo em conta a sua expansão no mundo, em Portugal foi implementado um estado de emergência, aliado a uma quarentena que, infelizmente, já dura há mais de quarenta dias.
Do meu ponto de vista, as condições a que temos sido submetidos são indispensáveis para controlar este surto. Contudo, estas têm sido aceites pelas pessoas de formas distintas, havendo quem esteja a aguentar bem e pacientemente e quem se esteja a sentir em pânico por quase não poder sair de casa.
Pessoalmente, achei que seria muito mais complicado do que realmente tem sido, mas isso não me impede de sentir saudades de passear, de ir à escola, de ir às compras ou, simplesmente, de poder sair de casa sem qualquer restrição deste género.
Eu sei que há muitos indivíduos a não concordarem, porém, na minha opinião, o aparecimento deste vírus trouxe benefícios ao planeta, pois as limitações impostas conduziram, por exemplo, à redução dos níveis de CO2 e ao consequente abrandamento do aquecimento global. Há males que vêm por bem.
Agora que se aproxima o  glorioso 25 de abril, data que marca a queda de uma ditadura que atormentou o país durante vários anos e assinala a conquista da liberdade, as pessoas queriam ir para as ruas celebrá-lo, algo que este ano não acontecerá devido à clausura que nos foi imposta. Isto contradiz, de alguma maneira, o significado desse dia, mas apesar desta contingência, temos de ser positivos e pensarmos que tudo o que está a acontecer é o preço a pagar para voltarmos a ter uma vida normal e livre.
Concluindo, podemos afirmar que estes dois acontecimentos são completamente discrepantes e que, embora o confinamento seja difícil, o impedimento de um levará à contínua diminuição do outro.

Sofia Resende



25 de abril e a clausura atual

      25 de abril de 1974 foi um dia que ficou para a História pois conseguimos conquistar a Liberdade. Atualmente, vivemos num regime político que tem por base a democracia. Então, por que estamos fechados em casa com regras e restrições?
     O 25 de abril foi uma data muito importante, pois o regime ditatorial foi derrubado definitivamente; conseguimos conquistar a liberdade e os nossos direitos; a PIDE (Polícia Internacional de Defesa do Estado) foi extinguida, a censura deixou de existir e, atualmente, podemos expressar a nossa opinião livremente sem sermos presos ou torturados. Embora seja do conhecimento comum que a ditadura foi um acontecimento negativo, ainda há pessoas que não festejam a nossa liberdade e são a favor da ditadura. Apesar do regime fascista ter sido destituído no dia 25 de abril de 1974, não impede que, atualmente, partidos políticos com ideais ditatoriais tenham representação na sociedades.
       Na minha opinião, devemos estar atentos a tudo que acontece à nossa volta, pois não podemos permitir que se volte a instalar este regime em Portugal. Nós, os mais jovens, temos a responsabilidade de não deixar esquecer esta data, o que ela simboliza, festejar e lutar para que continue garantida a liberdade de todos.
      Normalmente, festejamos o 25 de abril nas ruas, mas atualmente estamos com um problema de saúde pública que já afetou milhares de pessoas pelo mundo, o Coronavírus. Este vírus, que pode ser transmitido facilmente entre os humanos, obriga a que tenhamos de manter um certo distanciamento social, ou seja, não podemos estar muito próximos uns dos outros e a ter cuidados especiais de higiene pessoal. Devemos seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde, saindo apenas para tarefas ou trabalhos essenciais. O cumprimento destas regras e recomendações, não implica que não tenhamos liberdade novamente. Elas só estão em vigor para que as pessoas se mantenham seguras, não transmitam ou se contagiem com o vírus e, assim,  não piorem a situação. Antes de vivermos num regime democrático as pessoas não podiam sair à rua, mas por razões políticas. Muitas eram enclausuradas nas prisões, como garante para o regime fascista de que não “contagiariam” a restante população com os seus ideais democráticos.
      Por isso, devemo-nos sentir felizes pelo facto de vivermos em liberdade, de escrevermos, falarmos e exprimirmos as nossas opiniões livremente, sem sermos censurados ou presos por isso.
    Apesar do constrangimento de estarmos confinados em casa, na minha opinião, temos de pensar que a quarentena é por um bem maior e se nós a respeitarmos, o aborrecimento e a tristeza de estar em casa vai acabar mais cedo, porque tudo ficará resolvido mais rapidamente.
José Braga



Sem comentários: