Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 29 de abril de 2020

é Dia Mundial da Dança e os corpos não podem parar

Aprecie o vídeo. Emocionante como os corpos interagem e reagem ao som que se faz ouvir! Depois veja as sugestões.



Com os movimentos presos pelo confinamento, aproveitemos para celebrar o Dia Mundial da Dança e a liberdade criativa, nesta quarta, 29, com estas 11 propostas online

      Se há época em que urge recordar o impulso frenético dos movimentos e a união dos corpos que a dança propõe é esta, em que estamos confinados entre quatro paredes. A força do gesto é registada, agora à distância, em diferentes propostas de teatros e companhias espalhados pelo País, para este Dia Mundial da Dança, celebrado nesta quarta, 29.
     Comecemos pelo Teatro Viriato, que apresenta Dança-se na Montanha, um programa online com duas propostas originais. Primeiro, às 11h30, passará LAST at home, no canal YouTube, um filme inspirado na peça LAST, de São Castro e António M Cabrita, diretores da Companhia de Paulo Ribeiro. O elenco foi desafiado pelos coreógrafos para, a partir das suas casas, interpretarem e gravarem um excerto do espetáculo, criado para a obra musical de Ludwig van Beethoven, The Late String Quartets.
      Às 17h, o palco virtual do Viriato é ocupado por Sonífera Ilha, um encontro na plataforma Zoom, “pensado pelo coreógrafo Henrique Amoedo e pelo Dançando com a Diferença, no qual os participantes terão a oportunidade de conhecer melhor o conceito de dança inclusiva, as múltiplas relações possíveis entre o corpo e o movimento, assim como conhecer a história deste coletivo e a sua ligação ao Teatro Viriato”. 
     Neste Dia Mundial da Dança, haverá oportunidade de recordar espetáculos marcantes, como é o caso de A Ballet Story (2012), uma articulação harmoniosa de música, narrativa e dança feita por Victor Hugo Pontes, exibido entre esta quarta, 29, e sábado, 2 de maio, nas redes sociais da Nome Próprio, a estrutura de produção do coreógrafo.
     Já a Culturgest transmite, às 21 horas, no Facebook e no Youtube (a gravação fica disponível até quinta, 30), a peça coreográfica Cesena (2011), de Anne Teresa de Keersmaeker, que valeu à reputada coreógrafa belga o Grande Prémio da Dança de Montreal. A data será igualmente celebrada pela companhia Quorum Ballet, que apresenta o espetáculo Trio – Três Coreógrafos Galili – Giggi – Cardoso, na plataforma Vimeo, a partir das 21h30 desta quarta, 29, e até domingo, 3 de maio. Um programa que reúne as peças Until.With/Out.Enough, de Itzik Galili, Excentric-Concentric, de Barbara Griggi, e Mesa, de Daniel Cardoso. Para marcar a ocasião, o Teatro Municipal do Porto, obrigado a cancelar o Festival DDD – Dias da Dança, recorda uma das produções que por lá passaram, em 2018: Brother, do coreógrafo e bailarino português Marco da Silva Ferreira, transmitido, às 21h, na página de Facebook.
     Quem se junta igualmente aos festejos é a cooperativa cultural Largo Residências, com um programa guiado pelos olhos, pés, mãos e coração da bailarina Leonor Keil. No Facebook, às 11h, será lançada uma compilação coletiva, que inclui uma lista de músicas para dançar e uma videolist para espreitar filmes, espetáculos e afins. 
  A Companhia Nacional de Bailado (CNB) já tinha começado com um programa online, o #FicarEmCasaNaNossaCompanhia. Nesta quarta, 29, volta a revolver os arquivos, para apresentar S (2018), uma coreografia de Tânia Carvalho, disponível até sexta, 1 de maio, às 15h, no site. Os bastidores da CNB também serão recordados no documentário No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos (2016), de Cláudia Varejão.
     O projeto Artemrede assinala a data com a estreia, noFacebook e no canal Youtube, de Água, o documentário de Eva Ângelo, com música de Carlos Bica, sobre Vale(2009), de Madalena Victorino. Um espetáculo comunitário que envolveu pessoas vindas da dança, do teatro, da música com locais com outras idades, quotidianos ou profissões, dos 12 municípios associados desta rede de Lisboa e Vale do Tejo.
       Companhia de Dança de Almada (Ca.DA) irá desdobrar-se entre a partilha de vídeos e as atividades online, quer para o público em geral, quer para a comunidade da dança. Além da disponilização online na plataforma Vimeo, às 16h, de Fobos, uma anterior produção da companhia, haverá dois vídeos coletivos, feitos para esta ocasião, nas redes sociais.
      O Museu do Oriente assinalará a data com um convite para assistir, na sua página de Facebook, à atuação de Tarikavalli, bailarina e professora francesa, de origem portuguesa, formada em Bharatanatyam, um estilo de dança clássico do Sul da Índia.
     Já a festa digital do Centro Cultural de Belém passa pela exibição de Multíplex, de Rui Horta, no Vimeo, espetáculo estreado em novembro de 2013, com interpretação do ator Pedro Gil e da bailarina italiana Silvia Bertoncelli. Victor Hugo Pontes, Olga Roriz, Miguel Ramalho, Rui Horta, João Fiadeiro, Paulo Ribeiro, Clara Andermatt, a dupla Jonas&Lander, Daniel Cardoso e Miguel Ramalho foram os bailarinos e coreógrafos convidados a deixar o seu testemunho neste dia, num vídeo disponível noYouTubeLet’s dance! @ Sapo

Sem comentários: