Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 16 de abril de 2020

hoje é um dia especial e histórico


Começam hoje as aulas à distância na nossa escola. Logo, hoje é um dia muito especial. Muito especial porque até hoje, e desde o dia 16 de março - dia em que as escolas fecharam, os professores trabalharam afincadamente para poderem pôr em marcha um processo inovador e, até então, quase desconhecido para a grande maioria dos docentes.

Por isso, hoje é necessariamente um dia muito especial. Até ontem à noitinha, e durante todos estes dias, os professores fizeram formação autodidata ou usufruíram de formação pro buono para poderem conhecer plataformas que desconheciam e assim virem a fazer o melhor com os seus alunos.

E todos foram inexcedíveis. Conseguiram abstrair-se dos terríveis problemas emocionais, físicos, familiares e sociais que esta situação pandémica acarreta, arregaçaram as mangas e foram à luta. Não ficaram parados. Muito pelo contrário, esgotaram-se em esforços. A necessidade agudizou o engenho. E como gosta de dizer o presidente das Associações de Pais deste país, "os professores estão sempre à frente" e deram resposta.

Então, hoje tem de ser, por isso, um dia muito especial. Vamos conseguir estar juntos em aulas síncronas, marcadas em novos horários que chegaram ao conhecimento de todos, via diretores de turma. Vamos conseguir estar longe, estando perto. Vamos aprender que isto de estudar à distância nos dá muita liberdade, mas muita responsabilidade. Vamos aprender, aprendendo cada vez mais a ser autónomos. Vamos aprender que os professores são orientadores e conselheiros. Vamos aprender que temos de trabalhar bem e em equipa para provarmos realmente o que valemos/somos.

Por tudo isto, por todo este esforço, porque queremos o melhor para os nossos alunos e comunidade educativa, hoje é um dia especial e vai correr muito bem.
Já dizia Nelson Mandela que "a educação é a ferramenta mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo" e, porque acreditamos nisso, vamos brilhar.

Acreditemos que este dia é um dia especial e que vai ser histórico. Hoje, dia 16 de abril de 2020, é o primeiro dia da história do E@D generalizado na nossa comunidade.

Fiquem bem. Aprendam em segurança.
Manuela Couto

4 comentários:

Aurélia disse...

Olá Manela e Eduarda, a fantástica equipa do Crescer

Só para deixar um breve obrigada por mais um texto, sempre de incentivo, força e resiliência, a todos os níveis.
Grata por nos reconheceres fantásticos, extraordinários, independentemente de todas as aprendizagens, resistências que cada um, per si, tenha de fazer para o ser.
Aurélia

Rosa Oliveira disse...

Texto extraordinário, como sempre, Manela! Tu és verdadeiramente grande, fantástica!
Grata por este e todos os textos que aqui publicas.
Rosa Oliveira

mc disse...

Com todas as limitações, inseguranças e medos, cá vamos nós!
Pessoalmente, quase senti "borboletas na barriga" na minha primeira aula síncrona. Mas adorei!:)

Unknown disse...

16 de Abril é um dia importante para mim. Fui mãe há 34 anos e hoje a poucos meses de fazer 65 anos a ansiedade com que esperei pelas 10.25 foi incrível. Será que vou conseguir? Abri o computador e a notificação do Público avisou-me da morte de Luís Sepúlveda. 16 de Abril continuará a ser um dia marcante. No fim da aula respirei de alívio, tinha conseguido comunicar com os meus jovens alunos e estava grata a quem me tinha ajudado a aprender mais um bocadinho. Um enorme abraço para tod@s.