Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

na Maia, mostra de ilustração


11 de janeiro a 17 de fevereiro
Fórum da Maia / Centr'Arte
UIVO 8 – Mostra de Ilustração da Maia
Com curadoria de Cláudia Melo, esta mostra pretende ser um pensamento acerca da ilustração contemporânea. Nesta edição a ideia para a agregação dos vários e diversos autores e obras teve como objetivo a afirmação da ilustração na cultura visual contemporânea onde será imprescindível o questionamento da (não) especificidade deste medium.
Parte-se da vontade de exercer pensamento acerca do que é a ilustração nos nossos dias. Perguntar, ainda, e voltar a perguntar qual é o campo discursivo desta expressão. Quem são os seus atores, quais as suas metodologias, processos de conceção e produção.
Valha-nos a antiguidade do assunto, mas valha-nos igualmente ainda a necessidade das interrogações como: É ilustração? É desenho? Ou pintura?
Apartada da sua intenção e função, de ser entendida como complementar, a ilustração pratica-se hoje, como aliás todas as outras expressões artísticas, de forma híbrida a mover-se em terreno vago. Mas não perde força. Ganha-a. Afirma-se. Impregna-se de camadas e camadas de sentido. Será agora a altura de juntarmos tudo isto numa exposição que nos apresenta peças artísticas, seus autores e suas reflexões. Que nos devolve ilustração da ilustração, mas também da pintura, do design, do graffiti, do desenho, da escrita.
Aberta ao público: de terça a domingo das 09h00 às 22h00
Entrada gratuita

Sem comentários: