Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 27 de novembro de 2018

formação em "Mindfulness"


O Mindfulness é um aspeto central da tradição e psicologia budistas com cerca de 2500 anos de história. A palavra “Mindfulness” tal como é usada nos textos antigos, é uma tradução para o inglês da palavra em Pali “sati” que significa Consciência, Atenção e Recordação. A “Consciência” implica tornar-se consciente de tudo o que ocorre dentro e fora de nós, redirecionando a “Atenção” para os pensamentos e emoções em vez de tentar suprimi-los. Já o conceito de “Recordação” significa recordar-se de estar consciente e de prestar atenção.
Em contexto escolar, o Mindfulness oferece aos docentes e aos alunos ferramentas que permitem melhorar a sua atenção, conduzindo à autorregulação dos seus comportamentos e à diminuição dos níveis de stress.
Uma sala de aula atenta começa com um professor atento. E um professor Mindful pode servir como um modelo para os seus alunos. Quando os educadores observam e trabalham as suas próprias capacidades e condicionamentos, tornam-se mais bem-sucedidos a ensinar habilidades atencionais e equilíbrio emocional aos seus alunos.
O Centro para o Mindfulness na  Medicina e na Sociedade (CMMS) é uma organização criada por médicos psiquiatras e que possui cursos de formação vocacionados para grupos profissionais onde o stress é manifestamente elevado e crescente. A formação que propõe para professores introduz conceitos e práticas de ensinar com Mindfulness, fornecendo ferramentas para que estes possam estabelecer uma prática pessoal de Mindfulness formal e informal (MBSR). Pretende ainda ser uma inspiração para potenciar a motivação dos professores e desenvolver um sentimento de partilha colaborativa.

Formadores: Dr. Bruno Teixeira e Dr. João Perestrelo (médicos psiquiatras)
Formação 1: Mindfulness no Educador
Programa MBSR (Programa de Redução de Stress baseado em Mindfulness)
Formação 2: Do Educador para os Alunos e Cultivando o Mindfulness nos Alunos
Oficinas teórico-práticas
Início da ação: janeiro de 2019
Número de formandos: 10 a 15 formandos
Os docentes interessados em frequentar estas formações podem contactar as professoras Ana Bandeira e  Carmen Madureira através dos respetivos emails institucionais.


Sem comentários: