Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

a História, a Cultura das Artes e o Desenho em visita

         
           No dia 15 de novembro de 2018, no âmbito da disciplina de História A, História e Cultura das Artes e Desenho A, cinco turmas realizaram uma visita de estudo a Amarante e a Chaves, nomeadamente ao Museu de Amadeo de Souza-Cardoso e ao Museu de Arte Contemporânea de Nadir Afonso, respetivamente. Esta visita teve como principal objetivo consolidar as aprendizagens adquiridas em contexto de ensino-aprendizagem das disciplinas envolvidas na visita, de modo a compreender melhor o modernismo  em Portugal.
            
      Inicialmente visitaram o Museu de Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, acompanhados por um guia que os ajudou a “decifrar” alguns aspetos relacionados com as obras do museu, sobretudo a nível da temática, das cores e formas utilizadas e também a influência das vanguardas artísticas nos quadros. Primeiramente o grupo de estudantes visitou uma sala onde estava retratada a exposição "Os Modernistas. Amigos e Contemporâneos de Amadeo de Souza-Cardoso" com obras de Almada Negreiros, Eduardo Viana, António Carneiro, entre outros. Os alunos tiverem ainda o privilégio de ter contemplado uma exposição temporária de outros artistas como Mário Eloy.
      Da parte da tarde, os estudantes dirigiram-se para Chaves, onde visitaram o Museu de Arte Contemporânea de Nadir Afonso. Lá, e novamente acompanhados por um guia, contemplaram várias obras de pintura e arquitetura de Nadir. Semelhante ao museu de Amadeo, neste também havia uma exposição temporária, intitulada de “EMA BERTA” – a luminosa exaltação das sombras. As pinturas deste modernista destacam-se pela sua geometrização e pelo uso de cores vibrantes e coloridas. Já as suas obras arquitetónicas distinguem-se pela simplicidade, racionalidade e pelo uso de novos materiais como o betão, algo inovador na época. Neste local, os alunos tiveram a sorte de encontrar a viúva de Nadir, que os ajudou a compreender melhor a vida do falecido marido, bem como as componentes das suas obras. Seguidamente, assistiram a um documentário sobre a carreira e a vida do pintor e arquiteto.

       
Após uma visita detalhada a estes dois museus, as turmas regressaram a Águas Santas.                                                                                                         
Cátia Pacheco



       


Sem comentários: