Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Alterações climáticas: Reverter o Aquecimento Global


O Programa “O Parlamento dos Jovens - Secundário” será desenvolvido ao longo do ano letivo na nossa escola, podendo culminar com uma Sessão na Assembleia da República.
O Parlamento dos Jovens - Secundário tem como objetivos:
. Incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política;
. Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político;
. Dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão da Assembleia da República (AR), enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;
. Incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.

Em 2018/2018 o tema a ser tratado é: “Alterações climáticas: Reverter o Aquecimento Global”.
O Regimento do Programa é elaborado com base no Regimento da Assembleia da República. É composto por Disposições Gerais, Regulamento Eleitoral, Regulamento da Sessão Escolar, Regulamento da Sessão Distrital/Regional, Regulamento das Comissões e Regulamento da Sessão Nacional. Estes documentos podem ser consultados no site http://www.jovens.parlamento.pt/
Resumindo, para poderes ir à Sessão Nacional na Assembleia da República vais ter que ser eleito pelos teus colegas em três etapas diferentes. Dá algum trabalho ser eleito deputado! Mas é bom!... Na Sessão Nacional, só participam cerca de 120 jovens, que vão estar a representar todo o país.
Quais são as etapas para ser eleito deputado à Sessão Nacional?
1.ª Precisas de ser eleito para a Sessão Escolar – isso é fundamental –, tens de ser um legítimo representante da tua escola.
2.ª Nessa Sessão Escolar tens de convencer os teus colegas de que sabes defender as tuas ideias e as recomendações aprovadas na escola, para que eles te elejam para a Sessão Distrital/Regional.
3.ª Nas Sessões Distritais/Regionais vão ser eleitas, pelos jovens deputados, as escolas que, posteriormente, vão representar o distrito ou a região autónoma na Sessão Nacional.

Regista estas datas
Data limite de entrega de listas é dia 11/01/2019
 Campanha eleitoral decorre de 14 a 18 de janeiro de 2019
As eleições são dia 21 de janeiro de 2019
 A sessão escolar, o debate, é dia 24 de janeiro de 2019.

A Comissão Eleitoral é constituída pela Professora Carmen Madureira, Professora Isilda Viana, Professor António Leite e os alunos: Tiago Velho, Sofia Brandão e Diogo Lemos e Filipa Melo.
Participa!

Sem comentários: