Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 18 de junho de 2013

projeto português procura Fernando Pessoa nas redes sociais

Um projeto que junta o SAPO Labs à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa assinala os 125 anos do nascimento do poeta recolhendo citações suas online.

A plataforma “O mundo em Pessoa” estreia-se ainda em protótipo mas já está a cumprir o objetivo primordial: fazer a recolha automática de citações de Fernando Pessoa a partir das redes sociais. 

Os promotores do projeto escolheram Pessoa – ortónimo e heterónimos – por ser o poeta português mais conhecido e, acreditam, o mais citado. 

No site do projeto estão visíveis as citações mais recentes apresentadas por dia, semana ou mês. É ainda possível consultar os poemas mais citados nos últimos dias ou filtrar resultados por heterónimo. 

O mundo em Pessoa é lançado no ano em que se assinalam os 125 anos do nascimento de Fernando Pessoa. Como explicam os promotores, tem como objetivo seguir o rasto à poesia do poeta português, mas também “conduzir todos aqueles que usam as palavras de Pessoa até ao seu texto original”, refere Pedro Torres numa nota publicada no SAPO Labs. @ TEK Notícias

Sem comentários: