Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Língua Solta: "Primeiro estranha-se, depois entranha-se"

Canva
Sabe a origem da expressão "Primeiro estranha-se, depois entranha-se"? Pois bem, a conhecida expressão refere-se a algo que inicialmente pode ser visto como diferente e que posteriormente se torna bastante familiar. A sua autoria é de Fernando Pessoa. 
Para além de poeta, Fernando Pessoa foi também um criativo, colaborando com a primeira e única agência de publicidade à data, Hora. E foi enquanto criativo que, em 1929, criou este slogan para a campanha publicitária de uma marca que pretendia implantar-se oficialmente em Portugal - a Coca-Cola!
Contudo, tal não foi permitido pelo Estado Novo. O diretor de saúde, Ricardo Jorge, recomendou a proibição por acreditar que a bebida teria elevado grau de toxicidade e adição, comprovado não só pela palavra "coca", que era alusiva à planta de onde se extrai a cocaina, como também pelo slogan, o qual sugeria uma adição - "depois entranha-se".
A Coca-Cola viria a implementar-se em Portugal apenas depois da Revolução de 1974, cerca de 50 anos após a criação do slogan.

RTPEnsina
disponível em: https://ensina.rtp.pt/artigo/fernando-pessoa-e-a-coca-cola-a-historia-de-um-slogan-iconico/

P.S.: O Crescer inaugura um novo logo para a rubrica "Língua Solta", que esperemos se entranhe!

Sem comentários: