Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

ciência: português recebe 1 milhão para estudar Alzheimer

Aos 26 anos, Henrique Nogueira Pinto, antigo estudante do Mestrado Integrado em Bioengenharia (MIB) da Faculdade de Engenharia (FEUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, tornou‑se um dos nomes mais promissores da investigação em neurociências ao conquistar uma bolsa de um milhão de euros que lhe permitirá aprofundar, nos próximos quatro anos, o estudo do Alzheimer e de outras doenças neurodegenerativas.

Mestre em Bioengenharia pela U.Porto, Henrique Nogueira Pinto é estudante de doutoramento no prestigiado Amsterdam University Medical Center (UMC). Foto: Roy Vermeij

A bolsa surge na sequência do trabalho inovador que o jovem investigador e atual estudante de doutoramento no prestigiado Amsterdam University Medical Center (UMC) tem desenvolvido nos Países Baixos, onde procura recriar em laboratório os vasos sanguíneos do cérebro humano, utilizando células de pessoas com e sem doença. O objetivo é compreender, com maior precisão, como funciona a barreira hematoencefálica, a estrutura que protege o cérebro, mas que também limita a entrada de fármacos, e de que forma esta se altera muito antes dos primeiros sintomas do Alzheimer.

Leia mais aqui

Sem comentários: